sábado, 25 de janeiro de 2014

Do MZ portal: Governo quer o Amapá como base de exploração do petróleo da costa marítima do AP

Sérgio Santos | MZ Portal


Nesta sexta, 23, durante a inauguração da reforma e adequação do matadouro do município de Amapá, o governador Camilo disse que trabalha para que o Amapá seja a base de apoio à exploração do petróleo descoberto na costa oceânica amapaense.

Segundo o governador, todas as obras realizadas no município do Amapá, sobretudo a pavimentação dos ramais do Bacabinha e da Base Aérea que dão acesso à cidade – um investimento de cerca de R$ 50 milhões -, além de promoverem o desenvolvimento socioeconômico da região, vão somar pontos no sentido de trazer para o estado a base de operação da futura exploração de petróleo prospectado na bacia da foz do Amazonas, na costa marítima do Amapá.
O governador também disse que o Governo Federal vai investir mais de R$ 40 milhões na construção de um novo aeroporto que servirá de apoio logístico às empresas vencedoras do leilão promovido pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), e que arremataram os 14 blocos de exploração de petróleo que abrangem os municípios de Amapá, Calçoene e Oiapoque.
 
Remando contra
Para o governador, somente com a união da bancada federal do Amapá entorno dos interesses do Estado poderá garantir que parte importante da riqueza gerada pelo petróleo possa ficar em terras amapaenses. Ele alertou, sem citar nome, sobre a postura estranha de um parlamentar que, mesmo eleito pelo povo amapaense, estaria defendendo interesses contrários ao desenvolvimento do estado.
 
"Nada contra qualquer outro estado da federação, mas os parlamentares eleitos pelo Amapá tem que defender os interesses do nosso estado. Se o petróleo foi encontrado na costa do Amapá é justo que gere riqueza aqui e todos os parlamentares amapaenses devem estar juntos nesta causa", cobrou o governador.
 
Camilo citou o Porto de Santana como exemplo de um processo de estagnação intencional promovida por quem deveria trabalhar pelo seu crescimento. Esses interesses estrangeiros, segundo o governador, teriam mantido o Porto de Santana com baixa capacidade de operação e, consequentemente, de concorrência, retardando o desenvolvimento de todo o Estado.

3 comentários:

Unknown disse...

Apenas jogada, apenas jogada para saciar a vontade do povo com mentiras...

Unknown disse...

Não creio, teria que já ser feito um levantamento bem antecipada para convencer a população quanto esse novo investimento.

Unknown disse...

Eles pensam que nos enganam com esses falsos planos de ação!