terça-feira, 3 de abril de 2012

Senador Randolfe não vê razão para demora na instalação da Comissão da Verdade

Do site do Claudio Humberto

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) defendeu, nesta terça (3), a instalação imediata da Comissão da Verdade, que prevê a apuração e os esclarecimentos das violações de direitos humanos praticados de setembro de 1946 à promulgação da Constituição de 1988. Segundo ele, não há motivos para demorar mais de seis meses na escolha dos componentes que irão apurar os fatos. “Eu não vejo razão para a demora”, disse. “A Comissão [da Verdade] é necessária para a redemocratização do país”, completou. Veja entrevista exclusiva concedida à Coluna:

Em sua opinião, por que tanta demora em instalar a Comissão da Verdade?

Eu não vejo razão para a demora [na instalação] de uma comissão que é necessária para o Brasil, que o plenário do Senado aprovou por unanimidade e que servirá para a redemocratização do país. Não tem razão, dentro da lógica, de estarmos retardando tanto.

A Comissão da Verdade vai punir os que violaram os direitos humanos na época?
O texto que nós aprovamos não fala em punição. Nós não aprovamos uma ‘Comissão da Verdade e da Justiça’ – o que eu acho que deveríamos aprovar. [Na verdade], a comissão vai ser fundamental para um reencontro do Brasil com a sua história. Tem uma grande confusão com a Lei da Anistia, o ‘não punir’ da anistia não pode ser confundido com esquecer.

Como o senhor enxerga a Comissão da Verdade? Ela pode ser uma revanche da presidenta Dilma?
Não. Eu acho que a Comissão da Verdade é a conclusão do processo de redemocratização do país. Todos os países que passaram por uma ditadura concluíram com a constituição de uma comissões da verdade. A comissão deveria ter sido um ato contínuo da assembleia constituinte. Nós estamos atrasados, por isso, eu propus um requerimento pedindo informações da instalação da comissão. Eu estou dialogando com os líderes para apreciarmos o pedido em plenário.

Nenhum comentário: