quarta-feira, 4 de abril de 2012

Secretário José Roberto pede desincompatibilização do cargo ao governador Camilo Capiberibe

Camilo Capiberibe e José Roberto durante assinatura de convênios em 2011 
 
O santanense José Roberto Pantoja pediu ontem, 3, ao governador Camilo Capiberibe, seu afastamento do cargo de secretário de Desenvolvimento Rural do Estado. Antes de assumir o cargo, José Roberto era titular de uma cadeira na Câmara de Santana, de onde saiu, dando a vaga ao seu suplente, Richard Madureira, também do PT. O ex-secretário retorna ao seu mandato esta semana. Ele pede desincompatibilização para se dedicar à articulação política e fortalecer seu nome para concorrer à Prefeitura de Santana.

Nos 15 meses em que esteve à frente da SDR, José Roberto administrou direcionado para o fortalecimento da agricultura familiar, melhorando a vida do homem do campo para reduzir o êxodo. Com sua equipe, visitou os municípios do Estado onde comprovou o abandono das comunidades sem políticas públicas e com equipamentos sucateados. Ele foi o responsável pelas articulações com o Governo Federal para que o Amapá alcançasse o ritmo de desenvolvimento do resto do país.

Entre as conquistas estão a descentralização de recursos através de convênios com prefeituras, associações e cooperativas, que reduziu o transporte de produção; a segurança no transporte de produtores, agora em carros fechados; a retomada da construção da Feira do Agricultor de Santana; a capacitação de mais de 50 jovens por meio do projeto Planta Jovem que podem acessar linhas de financiamento do Protaf; o investimento na capacitação de técnicos com seminários e conferências.

Em parceria com o Governo Federal, José Roberto destaca a concretização de iniciativas como os programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Nacional da Alimentação Escolar (PNAE); recuperou recursos perdidos que possibilitaram a compra de trator de esteira, caminhão, caçamba, patrulha agrícola para as comunidades do interior do Estado. Ele conseguiu ainda a atualização do Fundo de Desenvolvimento Rural da Amazônia (FRAP) que possibilitou o acesso a R$ 7 milhões em 2011 para projetos de agricultura, pesca  e pecuária.

"Saio certo de ter cumprido meu dever com os trabalhadores rurais, junto com minha equipe, que foi fundamental para a realização desse trabalho. Com os profissionais foi possível comprometer o Estado com o processo de organização rural, e ressuscitamos o Programa Territorial da Agricultura Familiar e Floresta (Protaf), que está promovendo a inclusão social e econômica dos menos favorecidos, com foco na perspectiva de uma economia verde", disse José Roberto.

O governador Camilo Capiberibe agradeceu a dedicação e compromisso e aceitou seu afastamento por entender que José Roberto precisa dar continuidade a sua carreira política e contribuir mais com a melhoria de vida da população de Santana. Em seu lugar assume interinamente o químico e engenheiro agrônomo Paulo Nunes, que até ontem era coordenador de Economia Rural na SDR. (Mariléia Maciel/Gabinete do Governador)

Nenhum comentário: