quinta-feira, 28 de março de 2013

Desmoronamento causa destruição e deixa 6 desaparecidos em porto no Amapá

Da Folha de São Paulo
KÁTIA BRASIL
DE MANAUS  

Um desmoronamento de terra em um porto da mineradora Anglo American, em Santana (AP), deixou seis funcionários desaparecidos nesta quinta-feira (28). 

O píer flutuante, caminhões, guindastes e parte da área administrativa da empresa foram levados pelo desmoronamento, na região portuária da cidade, que fica a 20 km de Macapá. 

Segundo a empresa, o acidente, que ocorreu por volta da 0h30, teria sido causado pela movimentação anormal de água no rio Amazonas --uma onda grande que atingiu a orla do rio, provocando o desabamento que acabou arrastando pessoas, instalações e equipamentos. 

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Marinha realizam buscas desde as primeiras horas do dia. Curiosos se deslocavam em canoas e pequenos barcos para acompanhar os trabalhos. 

Portos de uma distribuidora de combustível e de passageiros também foram afetados pelo desmoronamento. Eles passam por vistoria da Marinha, que ainda não interditou a área. 

Em nota divulgada hoje, a Anglo informou que está tomando as providências para atendimento e apoio às famílias dos funcionários desaparecidos.

Diego Luiz/A Gazeta
Desabamento de um porto deixa seis desaparecidos no Amapá
Desabamento de um porto deixa seis desaparecidos no Amapá  

Segundo a empresa, o píer flutuante era utilizado na atracação de navios que embarcam minério de ferro. No momento do acidente, os seis funcionários estavam trabalhavam na operação de um navio.

O comandante da Capitania dos Portos de Santana, Edilson Castro, disse que a Marinha enviou duas embarcações ao local do acidente. Elas auxiliam as buscas realizadas por mergulhadores do Corpo de Bombeiros. Castro afirmou que um inquérito deverá ser aberto para investigar a causa do acidente.

Nenhum comentário: