terça-feira, 5 de março de 2013

Janete pede resposta às reivindicações dos índios do Tumucumaque

A deputada Janete Capiberibe (PSB/AP) cobrou, ações concretas do Governo Federal como resposta à pauta de reivindicações dos 2 mil índios Tiryós, Katxuyana e Txikyana que moram em 30 comunidades no Parque Indígena Nacional do Tumucumaque, no Amapá e norte do Pará. Em novembro passado, a socialista acompanhou a Assembleia e em seguida remeteu ofícios com as reivindicações aos Ministérios da Saúde e da Defesa, à Casa Civil e entregou pessoalmente a pauta da Assembleia ao ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.
 
Ela diz que, apesar do esforço da Superintendência da Funai do Amapá, a situação é ruim e não está satisfeita com as respostas que, para ela, “desconsideram a gravidade da situação e os direitos constitucionais desses cidadãos indígenas. Deixam transparecer que seus signatários ignoram a obrigação do Estado brasileiro com a integridade desses povos”. O Ministério da Saúde ainda não respondeu ao ofício.
 
Os índios do Tumucumaque reivindicam a abertura de novas pistas de pouso e a recuperação das existentes; a retomada dos voos da Força Aérea Brasileira entre Missão Tiryós e Macapá; combustível para a geração ininterrupta de energia; apoio do Governo Federal para que façam a vigilância das suas terras, impedindo a ação ilegal e as invasões por garimpeiros e madeireiros no Norte do Pará; e a atenção integral à saúde. Hoje, apenas um médico e uma enfermeira do Exército prestam atendimento à saúde. Em casos de emergência, a vida dos pacientes corre risco, já que não há transporte para deslocá-los às cidades.
 
Em discurso no plenário da Câmara dos Deputados, a socialista deu voz ao clamor dos povos do Tumucumaque. “Apelo, de público, à ministra da Casa Civil e, especialmente, ao Ministro José Eduardo Cardozo, da Justiça, colega desta Casa, para que se reverta o processo de sucateamento da FUNAI e para que seja atendida a pauta de dos povos indígenas do Parque Indígena Nacional do Tumucumaque. Ao Ministro da Defesa, para que retome os voos e concerte as pistas de pouso. Ao Ministro Alexandre Padilha, da Saúde, que acione a SESAI, destine recursos e cuide da saúde dos índios do Tumucumaque. Senhores, o que eles pedem está nas suas mãos”.

Nenhum comentário: