quinta-feira, 21 de março de 2013

Camilo recorreu a dirigentes nacionais do PT pra conter rebelião no PT do Amapá

Uma fonte nacional do PT que mantém relações com ex-ministro Zé Dirceu, afirmou ao blog que dias atrás o governador Camilo Capiberibe teria se encontrado com Zé Dirceu para discutir a relação do PSB com o PT no Amapá. 

Já existe um princiípio de rebelião entre petistas que estão descontentes e desconfiados com as mexidas recentes de Camilo no governo. 

Primeiro exoneraram La Roque da Setrap e agora a contragosto da vice-governadora Dora Nascimento, o PT deve perder a Seinf. Joel Banha vai virar deputado, mas não concorda com sua saída do governo.

A deputada Dalva Figueiredo, fiel escudeira de Zé Dirceu e do mesmo grupo político do ex-ministro, teve um encontro com o ex-governador Waldez Góes (PDT) dias atrás e tem defendido internamente no partido uma posição mais firme de peitar o PSB sobre o "tratamento vip" com o PT. Mas a maioria do partido descarta uma reaproximação do partido com o PDT. A posição de Dalva é isolada.

Lula teve uma conversa de horas com Dora Nascimento durante a última reunião do Diretório Nacional do PT. O ex-presidente chamou a atenção dos petistas para o tratamento dado ao PT pelo PSB no Amapá. Lula não gostou de saber que o PT perdeu espaços importantes no governo.

Lula também teria convidado o senador Randolfe Rodrigues (PSOL) para voltar às fileiras do partido. Todos sabem que Randolfe sonha com a cadeira de governador. 

As movimentações de Camilo e do PSB são avaliadas por dirigentes petistas como uma forma de enfraquecer o partido no governo. Se Randolfe não for candidato ao governo, o PSOL deve pleitear a vice de Camilo, já que existe uma pequena aproximação do PSB e do PSOL que vem sendo costurada pelo senador João Capiberibe.

Camilo vai ter que optar em 2014 entre manter o PT como vice em seu governo, sendo o palanque preferencial de Dilma e Lula no Amapá. O PT tem um dos maiores tempos de TV na campanha eleitoral e isso conta muito em disputa majoritária e ajudou muito Camilo em 2010.

Dizem que se o PSB romper com o PT, o que não é descartado, mas também não é defendido pela maioria do PT, o caminho dos lulistas no Amapá vai ser lançar candidatura própria ao governo. "Temos diversos nomes fortes, disse um petista de alto coturno na legenda".

Os 3 maiores grupos do PT (CNB de Dalva, CNB de Nogueira e o PTLM de Dora Nascimento e Joel Banha) estão construindo a repactuação da unidade interna e devem jogar unidos a partir de agora quando o assunto for o governo. Devem chamar o PSB e o governador e perguntar: Qual vai ser o espaço do PT em 2014?

Nenhum comentário: