sexta-feira, 15 de março de 2013

A eleição em Pedra Branca do Amapari e o cenário de 2014

O ano de 2013 iniciou com a antecipação do debate eleitoral de 2014 e a eleição suplementar em Pedra Branca do Amapari é prova disso. Lá nas margens do rio Amapari, temos uma polarização clara entre grupos da oposição e do governo disputando a prefeitura que tem o terceiro maior orçamento do estado.

De um lado em Pedra Branca do Amapari em comício presenciamos a candidatura de Genival Gemaque (PR) com o apoio de Waldez Góes, Lucas Barreto, Marília Góes Vinicius Gurgel, Davi Alcolumbre e outros viúvos da “harmonia” direcionando sua artilharia pesado contra o candidato Wilson Filho (PSB), estadualizando o debate e atacando ferozmente o governador Camilo Capiberibe. 

De outro lado temos Wilson Filho (PSB) que conta com apoio de setores do PSB e do PT e da maioria dos vereadores, mas tem encontrado dificuldades em convencer as principais lideranças estaduais do PSB a abraçar sua candidatura. Dizem que o governador não quer desagradar o grupo de Fátima Pelaes (PMDB) que tem a sua sobrinha como candidata, mas sem chances de vencer a eleição

O cenário de Pedra Branca do Amapari é um ensaio de como as forças políticas vão se comportar em 2014. A oposição está se unindo e isso fica claro em Amapari, mas a base do governo ainda não abriu o olho. Na região temos a presença de diversas mineradoras e grandes empresários com interesses poderosos em voltar ao poder setentrional em 2014.

Nenhum comentário: