terça-feira, 19 de março de 2013

Capiberibe e Randolfe dizem que acusações contra eles partem do crime organizado

Da Agência Senado
 
Os senadores João Capiberibe (PSB) e Randolfe Rodrigues (PSOL), ambos do Amapá, contestaram nesta terça-feira (19) as acusações feitas contra eles por meio de um dossiê encaminhado ao Senado e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Tanto um quanto outro afirmaram que as denúncias partiram de "representantes do crime organizado no Amapá", e tiveram início durante a última campanha para a prefeitura de Macapá, capital do Estado.

De acordo com o dossiê, Randolfe recebeu dinheiro em 1999 e 2000, quando era deputado estadual, para votar a favor da aprovação das contas do então governador Capiberibe. O denunciante teria até recibos desse pagamento, mas são falsos, segundo os dois parlamentares.

Em seu site, Randolfe afirma que o principal responsável pela denúncia é o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Fran Soares Júnior. De acordo com o senador, Fran foi indiciado por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas, o que retiraria dele o crédito para fazer acusações aos dois senadores. Além disso, já teria até confessado, por escrito, a prática de falsificação de documentos contra um outro adversário político.

– O esquema em que ele estava envolvido levou à Operação Mãos Limpas, que levou várias pessoas às celas da Polícia Federal – disse Randolfe.

Em carta encaminhada aos demais senadores acusa Fran de ter retido salários de seus opositores na assembléia. E aponta a colaboração na denúncia de Moisés Souza, outro ex- presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Amapá, afastado da presidência por corrupção, segundo Randolfe, e processado por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, peculato, falsidade ideológica, fraude em licitações, corrupção passiva e falsidade documental, dentre outros delitos. Ele teria recebido irregularmente R$139.594,71 em diárias da assembléia. O senador também citou a participação de Edinho Duarte, deputado estadual, que responde na justiça pelos mesmos crimes de Moisés Souza e teria recebido irregularmente R$ 213.149,97 em diárias.

Lama
Segundo Capiberibe, o dossiê é “uma armação perpetrada por políticos adversários, que tentam retomar o poder no Amapá a qualquer custo”.

– Ao colocar todos na lama emporcalhada em que vive, o crime organizado do Amapá busca um salvo conduto – assinalou Randolfe.

Na carta, Randolfe explica que as denúncias já haviam sido feitas no âmbito estadual e que, apesar da pouca repercussão, o próprio senador ingressou com pedido de abertura de inquérito junto à Polícia Federal no Amapá, de modo que fosse apurada a falsidade dos documentos apresentados como sendo "recibos", bem como a ocorrência dos crimes de calúnia, injúria e difamação.

Além disso, o senador afirma ter pedido que a Procuradoria Geral da República (PGR) investigasse a denúncia, mesmo tendo a certeza de que o Ministério Público jamais encontraria qualquer traço de verdade no dossiê. Randolfe se mostrou surpreso com o encaminhamento da denúncia à mesma procuradoria pelo presidente do Senado, Renan Calheiros. Ainda assim, assinalou que esse tipo de procedimento deveria "se tornar um padrão na Casa". Os senadores Ana Amélia (PP-RS), Pedro Taques (PDT-MT) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) acompanharam a avaliação.

– Esse é o caminho para que qualquer denúncia que chegue aqui seja encaminhada rapidamente às devidas autoridades – declarou Jarbas Vasconcelos.

Ao apoiar os dois parlamentares acusados, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) ressaltou “a luta de Capiberibe como governador para quebrar um grupo poderoso envolvido com o crime organizado”. Jorge Viana (PT-AC) declarou que o autor do dossiê é "um político de quinta categoria, comprovadamente corrupto”, enquanto Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) frisou que, infelizmente, “é isso o que acontece com aqueles que combatem o crime organizado”.

Randolfe e Capiberibe receberam igualmente o apoio das senadoras Ângela Portela (PT-RR) e Lídice da Mata (PSB-BA) e dos senadores Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e Paulo Davim (PV-RN).

Renan
"Não compete ao presidente do Senado emitir juízo de valor ou entrar no mérito do assunto, tampouco encaminhar a questão ao Conselho de Ética, expondo desnecessariamente os senadores", afirmou, em nota à imprensa, o senador Renan Calheiros para esclarecer porque enviou o dossiê à Procuradoria Geral da República. Conforme o presidente do Senado, sendo a matéria "de competência do Ministério Público Federal", a documentação foi enviada à PGR, "para, se for o caso, adotar as medidas que [aquele órgão] entender pertinentes". Renan expressou na nota que nutre "sincero respeito e apreço" pelos dois senadores.

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Nenhum comentário: