segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Um helicóptero atravessado no caminho de Sarney

Por Chico Bruno
A revelação da Folha de S.Paulo, edição do dia 23 do corrente, da existência de um relatório, de outubro de 2010, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que investiga o uso indevido de helicópteros do Grupo Tático Aéreo (GTA) do Maranhão e aponta indícios de que uma aeronave do Grupo Tático Aéreo (GTA) do Amapá realizou vôos no Maranhão nos meses de agosto e setembro durante a campanha eleitoral do ano passado, me fez lembrar que em agosto de 2009 andei fuçando sobre o assunto.
Queria saber quem era o proprietário do helicóptero Esquilo, prefixo PT-YJS, batizado Gavião Uno, alugado ao governo do Amapá.
A aeronave estava lotada na Coordenadoria de Operações Aéreas (Grupo Tático Aerotransportado - GTA), criada em 24 de março de 2006, um ano eleitoral. 
Descobri que o PT-YJS era alugado à empresa PMR Táxi Aéreo, mas não era de propriedade da empresa. Era uma aeronave particular, que a PMR alugou para alugar ao governo do Amapá.
Na época, não consegui descobrir quem era o proprietário do PT-YJS junto a Anac.
O interessante é que e-mails trocados sobre o assunto vazaram na internet em 23 de junho do corrente. Obra do LulzSecBrazil, que andou invadindo portais do governo federal.
Agora, o assunto começa a clarear, graças ao repórter Oswaldo Viviani, do Jornal Pequeno.
Um vídeo circula na internet mostrando Roseana Sarney viajando no PT-YJS, citado no relatório da Anac, no interior do Maranhão, no fim de setembro de 2010, durante a campanha que a reelegeu ao governo do estado, pilotado pelo capitão da Polícia Militar Luiz Magno da Silva.
Vale lembrar, ainda, que em setembro de 2010, o jornal O Estado de S.Paulo publicou depoimento à Polícia Federal do assessor jurídico da Secretaria de Segurança do Amapá, Luiz Mário Araújo de Lima, preso na Operação Mãos Limpas, que investigava um esquema de corrupção praticado no Amapá por autoridades públicas.
No depoimento Luiz Mário declarou que o contrato de locação do helicóptero, feito pelo governo daquele estado com a PMR, era “absurdo, além do que o Estado seria responsável pelo combustível, pelo salário dos pilotos e horas extras voadas”, e que “a indicação para a contratação da empresa que fornece o helicóptero teria partido do senador José Sarney”.
Resumo da ópera.
Se a imprensa aprofundar as investigações poderá chegar até ao proprietário do PT-YJS, o helicóptero alugado pelo Governo do Amapá e que serviu a campanha à reeleição de Roseana no Maranhão.
A descoberta poderá estarrecer a Nação, pois tudo leva a crer que este helicóptero está atravessado no caminho do senador José Sarney.

Nenhum comentário: