quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Investimentos do GEA: Amapá bate recorde em geração de emprego, revela Caged

O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou, nesta terça-feira, 16, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que revelam que o Amapá vem acumulando nos últimos meses saldo positivo na geração de emprego.

No mês de julho, foram registrados 650 empregos celetistas, o que representa um crescimento de 1,05% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Este resultado é recorde para o período. Tal desempenho do emprego decorreu da geração, principalmente nos setores da Construção Civil (+292 postos), do Comércio (+214 postos) e da Extrativa Mineral (+87 postos).

O secretário de Estado da Infra-Estrutura, Joel Banha, atribui esse desempenho à retomada das obras pelo governo do Estado, que por tabela também aquece o comércio.

Segundo ele, cada obra gera em média de 30 a 40 empregos. A revitalização da avenida Tancredo Neves, por exemplo, gerou 80 contratos diretos, sem contar as reformas e construções de escolas, além da Rodovia Norte/Sul.

“O governo retomou as obras e, principalmente, tem pago em dia as empresas. Por tabela, esses trabalhadores acabam por aquecer o comércio, que por sua vez, para atender a demanda contratam mais. É um ciclo que vai se manter em crescimento”, declarou Joel Banha.

Na série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, nos sete primeiros meses do corrente ano, houve acréscimo de 2.709 postos (+4,44%). Ainda na série com ajustes, nos últimos 12 meses, verificou-se crescimento de 7,40% no nível de emprego ou + 4.388 postos de trabalho.

De janeiro a junho deste ano já foram geradas 1.729 novas vagas de emprego com carteira assinada, revertendo o péssimo desempenho dos meses de dezembro de 2010, quando o Amapá perdeu 357 vagas de emprego, e de janeiro, quando perdeu 206 vagas. O volume de novas vagas criadas neste semestre já é 33,8% maior do que o total de empregos criados no primeiro semestre do ano passado.

Nenhum comentário: