sábado, 13 de agosto de 2011

Afap contabiliza quase R$ 1 milhão em empréstimos no 1º semestre

Desde março, cerca de 200 operações financeiras foram realizadas pela Agência, tendo como destaque o Programa de Crédito Popular Amapá Solidário, voltado aos empreendedores populares

A Agência de Fomento do Amapá (Afap) realizou no início do mês de agosto o balanço do primeiro semestre de atividades da atual gestão. Nos três primeiros meses de trabalho, uma das principais preocupações dos gestores foi arrumar e organizar processos e procedimentos internos. Com isso, somente a partir de março que os financiamentos começaram a ser efetuados. Desde então, o fluxo de pessoas que procuram por operações de crédito aumentou consideravelmente. Cerca de 200 operações foram liberadas à população, totalizando aproximadamente R$ 1 milhão em financiamento.

O diretor presidente da Afap, Sávio Peres, diz que a maior linha de crédito da instituição é o Programa de Crédito Popular Amapá Solidário (Amasol), voltado aos empreendedores populares. “É através do Amasol que a Afap financia os empreendedores populares. Para que eles tenham acesso a essa linha de crédito, basta apenas a comprovação de que desenvolvem uma atividade rentável”, explica.

Peres comenta que uma das principais funções das agências de fomento é abrir espaços e regulamentar mercados que são desinteressantes para os bancos tradicionais, seja pelo alto risco da atividade ou incerteza da mesma.

“As agências de fomento vêm para cobrir lacunas existentes no mercado, por exemplo, em relação à compra de veículos, percebemos que o mercado está com inúmeras instituições que realizam o financiamento para a aquisição dos mesmos. Então não temos isso como um gargalo, pois o crédito de veículos está altamente difundido e, praticamente, todos os bancos operam nessa linha. Diante desse fato, realizamos uma reunião com os sindicatos da classe e mostramos que não seria viável para a Afap fazer operações dessa natureza. Mas, por outro lado, a Agência financia o reparo e o conserto de táxis, pois este é um segmento que nenhuma instituição financeira opera no Estado”.
Mototáxi


Anteriormente, o financiamento para os mototaxistas era realizado pelo Amasol, mas houve a necessidade do aprimoramento dessa linha e, a partir de um diálogo mais próximo com as entidades de classe desse segmento, a Agência desenvolveu uma linha de crédito específica para atender esse setor. Essa nova linha leva em consideração as peculiaridades as quais o segmento está sujeito, como prazos e valores.


“A partir desse contato, conseguimos resolver o problema que os mototaxistas tinham na hora de obter financiamento junto as instituições formais de crédito que estão no Amapá. Conseguimos sanar o problema de financiamento para esse segmento e garantir o crédito para eles”, ressalta Sávio Peres.


Além da Afap, somente uma outra instituição financeira executa o financiamento para mototáxi no Estado. No entanto, as condições de financiamento são diferenciadas. As taxas disponibilizadas pela Agência são menores e o custo efetivo total da operação é bem menor. Para ter acesso a esse crédito financeiro, o interessado deve assistir a uma palestra que mostra quais os direitos e deveres que os empreendedores devem ter junto a instituição e, a partir de então, é fornecido um cadastro no qual será identificada a moto e o orçamento da mesma. Em seguida, a proposta deve ser entregue na Afap.


“A Agência só financia motos de até 150 cilindradas e uma das condições para se obter o financiamento é apresentar garantias que podem ser a próxima moto, um avalista ou mesmo o aval solidário, em que um determinado número de empreendedores se junta e um passa a ser coavalista do outro. Essa modalidade está sendo muito difundida e, por meio dela, já foram liberados muitos financiamentos”, enfatiza.

Ewerton França
Assessor de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Comunicação Social

Nenhum comentário: