quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Faxina da Dilma varre no Turismo

Da Redação da Carta Capital

O secretário-executivo do Ministério do Turismo, Frederico Silva da Costa, e outras 37 pessoas foram presas nesta terça-feira 9 durante uma operação da Polícia Federal realizada em conjunto com o Tribunal de Contas da União e com o apoio do Ministério Público Federal.

A ação, batizada como Operação Voucher, investiga supostos desvios de recursos públicos destinados ao ministério por meio de emendas parlamentares ao Orçamento da União.

Ao todo, 200 policiais federais participaram da ação. Eles cumpriram 19 mandados de prisão preventiva e 19 de prisão temporária, além de sete mandados de busca e apreensão nos estados do Amapá e São Paulo, além do Distrito Federal. Além do secretário-executivo, foram detidos servidores públicos, diretores e funcionários do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável – Ibrasi; o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins; o ex-presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Mário Moisés; e empresários.

De acordo com nota divulgada pela PF, as investigações indicam fortes indícios de desvios de recursos públicos na execução de convênios feitos pelo ministério para capacitação profissional.

As pessoas envolvidas no esquema criminoso serão indiciadas, de acordo com as devidas participações, pelos crimes de formação de quadrilha, peculato e fraudes em licitação. As penas para tais crimes podem chegar a doze anos de reclusão.

Nenhum comentário: