terça-feira, 26 de abril de 2011

Sejusp discute medidas emergenciais de combate ao crime

O secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Marcos Roberto Marques, reuniu-se nesta terça-feira, 26, no Comando Geral da Polícia Militar, com representantes das Polícias Civil e Militar, Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Rádio Patrulha Motorizada (BRPM), Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), Polícia Técnico Científica (Politec), Serviço de inteligência e Gabinete de Gestão Integrada (GGI), para tratar de medidas emergenciais de combate ao crime na capital. 

Apesar do índice de tráfico de drogas ter diminuído, o que culminou com a prisão de 42 traficantes num prazo de três meses, o Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciodes) tem registrado nos últimos dias um número elevado de roubos. 

Marcos Roberto disse que a finalidade de discutir ações junto às esferas da defesa social do Amapá é de elaborar medidas urgentes que combatam, de forma mais eficaz, os crimes contra o patrimônio, assaltos a bancos, estabelecimentos comerciais e residências. 

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Rezende, sugeriu cinco medidas para melhorar o trabalho da Polícia Militar (PM). Uma delas é a locação, em caráter de urgência, de 30 veículos para dar suporte ao serviço operacional, aumentando o policiamento ostensivo. 

O governador Camilo Capiberibe já sinalizou recurso na ordem de R$ 1,1 milhão para aumentar a frota de carros e material de proteção individual como coletes a prova de balas e armamento. 

Outra proposta sugerida é sobre o aumento do efetivo. De acordo com o comandante é preciso resgatar cerca de 30% a 40% do número de profissionais disponíveis nos gabinetes militares e os que estejam ocupando outras funções, sem previsão legal. 

Para tentar diminuir o fluxo de pessoas dentro do quartel, o coronel Rezende sugeriu ainda que haja um redirecionamento dos programas sociais que são executados pela Polícia Militar, como os projetos Peixinhos Voadores e Cidadão Mirim. Segundo ele, esses programas devem continuar, mas precisam ser coordenados por um órgão ou secretaria específica. 

A decisão tomada pelo o secretário Marcos Roberto, que busca melhorar ainda mais a segurança pública do Estado, fica por conta da convocação dos 194 candidatos aprovados no último concurso público, e que estão aptos a ingressar na PM, dependendo apenas do início do curso de formação, previsto para maio, aumentando ainda este ano o efetivo para o policiamento nas ruas da capital para cerca de mil policiais. 

A Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) ressalta sempre a necessidade do apoio e colaboração da população, que podem fazer as denúncias através do disk denúncia 0800-968080 ou para o 190.

Nenhum comentário: