segunda-feira, 4 de abril de 2011

MST lamenta morte de Jackson Lago

Jackson Lago, um lutador das causas mais justas

Da Página do MST

Morreu às 17h50 desta segunda-feira o ex-governador do Maranhão Jackson Kepler Lago (PDT), 76 anos. Ele estava internado desde quarta-feira na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital do Coração, em São Paulo. O político lutava contra um câncer de próstata desde 2004.

A família de Lago providencia a transferência do corpo de São Paulo para São Luís. Ele deve ser velado na sede da sigla.

O político, um dos fundadores do PDT maranhense - foi eleito governador do Maranhão no pleito de 2006, derrotando a candidata Roseana Sarney. Analistas e cientistas políticos consideraram que a vitória interrompia um ciclo que se perpetuava havia 40 anos em que a família Sarney influenciava a escolha dos candidatos ao governo.

Veja abaixo mensagem do integrante da Coordenação Nacional do MST, João Pedro Stedile, para os familiares do ex-governador do Maranhão, Jackson Lago.

Perdemos um grande lutador do povo brasileiro, o companheiro Jackson Lago.
Desde os tempos de estudante de medicina, na década de 60, envolveu-se nas causas mais justas.
Amargou a longa noite da ditadura. Foi perseguido. Mas resistiu.
Militante da esquerda, atuou no PDT. Foi prefeito de São Luís e governador do Maranhão.
Foi estupidamente apeado do cargo, no seu terceiro ano de governo, por maquiavélicos interesses da oligarquia que manda no estado há tantos anos.
Perdemos um combatente das causas mais justas.
Com seus 76 anos de vida, deixou muitas lições.
Nós, do MST, estamos todos de luto.
Certamente, Jackson já esta trocando ideias com nossa querida Maria Aragão e com João do Vale, que pedem notícias do povo maranhense.
Um abraços aos familiares e camaradas,

João Pedro Stedile
Coordenação Nacional do MST

Um comentário:

Anônimo disse...

O Vice-presidente do Partido Ecológico Nacional - PEN, Mário Felipe, expressa seu profundo pesar pelo recente falecimento do ex-governador Jackson Lago. “Gostaria de dar uma palavra de conforto e de força à família. Todos temos a noção do que representam o sofrimento e a perda de uma pessoa tão querida”.
O povo maranhense perdeu uma de suas figuras mais ilustres. “Jackson Lago demonstrou, mesmo na adversidade da luta contra a doença, muita garra e resistência, o que compactua com o povo do maranhão, um povo lutador. Ele é a representação do que são a energia e a força que compõem o brasileiro”.