sexta-feira, 15 de abril de 2011

Sesa lança nota de esclarecimento sobre pacientes com câncer

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informa à imprensa amapaense a respeito dos serviços oferecidos pela Unidade de Oncologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima, e do funcionamento da Casa de Apoio de Macapá, em Belém, que acolhe pacientes oncológicos, inscritos no Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD).

1- Os serviços prestados aos pacientes com câncer no Estado estão sendo realizados de maneira normal e contínua e sem qualquer interrupção.
2- As sessões de quimioterapia já estão normalizadas. A falta de manutenção preventiva por parte do governo passado, que deve ser realizada a cada seis meses na Capela de Fluxo Laminar Vertical, interrompeu o serviço por curto período de tempo.
3- Para garantir o retorno das sessões de quimioterapia, a nova gestão da Sesa contratou, em caráter emergencial, uma empresa que, hoje, faz o serviço de manutenção do equipamento.
4- Atualmente, a Unidade de Oncologia atende cerca de 160 pacientes com sessões de quimioterapia por mês, uma média de 12 por dia. Mais de 300 pacientes recebem acompanhamento médico, além dos medicamentos para controle e cura do câncer.

5- O governo do Estado, com apoio da bancada parlamentar, em Brasília, deve receber investimento do governo federal de R$ 16 milhões para obras de reforma e ampliação do Hospital Alberto Lima, incluindo a construção do Centro de Oncologia do Amapá, que, além de moderno e equipado, oferecerá aos pacientes oncocológicos o serviço de radioterapia.
6- A respeito do atendimento dispensado aos pacientes inscritos no Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD), acolhidos na Casa de Apoio de Macapá, em Belém, vale ressaltar que recentemente esses pacientes foram transferidos para um hotel que oferece maior conforto e comodidade aos pacientes e seus acompanhantes, que dispõe de quartos com banheiro interno, aparelho de ar-condicionado, armário e frigobar, além de oferece café da manhã, almoço e jantar para as 102 pessoas atendidas entre pacientes e acompanhantes.

7- A mudança de endereço possibilitou um atendimento mais humanizado e eficiente.

8- O novo endereço da Casa de Apoio de Macapá, em Belém, é o hotel Sam Remo, localizado na rua Domingos Marreiros, nº 1769, entre as avenidas 14 de abril e Castelo Branco, no bairro de Fátima. O prédio está situado a três quadras do hospital Ophir-Loyola, instituição que recebe a maior demanda de pacientes em tratamento fora de domicílio do Pará.
9- Quanto a falta de alimentação aos pacientes do PTFD, citada pela imprensa local, o problema foi detectado no governo anterior. Hoje, todos os pacientes têm alimentação de qualidade assegurada.
10- Em Macapá, o serviço dado aos pacientes do Programa de Tratamento Fora de Domicílio também ganhou novo endereço, mais amplo e confortável para pacientes e servidores. O novo prédio funciona na avenida Mendonça Furtado, nº 1266, entre as ruas Leopoldo Machado e Hamilton Silva, no Centro.

Nenhum comentário: