O juiz de direito Carlos Alberto Canezin, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Santana, vem dando demonstrações que revelam um verdadeiro "mar de contradições e trapalhadas" que colocam em xeque a sua atuação como magistrado.
Primeiro ele concede uma liminar, onde relata a existência de um vereador que supostamente seria irmão do vice-prefeito Carlos Matias. O tal do vereador Ângelo Antônio e Silva nunca existiu. Mas, mesmo assim, o magistrado confirmou a decisão que beneficia o prefeito cassado, Antônio Nogueira.
Segundo uma nota publicada hoje no jornal A Gazeta, na coluna Gazetilha, o juiz Canezin teria dito que sua esposa não é funcionária da Companhia Docas de Santana, apenas presta serviços como colaboradora do projeto "De Mãos dadas com o Esporte e a Educação" que conta com o financiamento público direto da empresa.
Vale lembrar que quem nomeia a diretoria da CDSA é o prefeito Nogueira e que a escolha de pessoas que coordenam projetos financiados pela empresa é totalmente política. Não existe concurso público para escolher quem vai prestar esse serviço. Será que a esposa do juiz fez concurso público ou foi escolhida por procedimento licitatório? Eu creio que não.
Isso não seria motivo suficiente para colocar em suspeição a última decisão do juiz Canezin e acionar o CNJ para pedir seu afastamento imediato? Isso não confirmaria a tese defendida por alguns cidadãos santanenses de que o prefeito Nogueira é protegido pela justiça? Tal fato fortalece no seio da sociedade um sentimento geral de impunidade.
Se não é motivo, então não podemos mais confiar na justiça do nosso país, onde se ver o total comprometimento político de setores do judiciário com políticos detentores de mandato. Há casos no Brasil, de juízes que foram afastados por questões menores que essas.
Só nos resta uma posição das instituições republicanas e do CNJ? Por favor nos ajudem!
Em tempo: A Câmara de Vereadores tem poder de criar uma CPI para investigar a suposta relação política do juiz Canezin e de sua esposa com o prefeito Nogueira.
Um comentário:
Não existe razão para afastar o Dr. Canezin ele é juiz de vara criminal e deu uma liminar que foi mantida pelo TJ. Os processos sobre as disputas politicas como esta última correm nas varas cíveis não na vara do Dr. Canezin, ele só deu uma liminar no PLANTÃO, SÓ,uma liminar não significa mérito ao final. Renata Céspedes adv
Postar um comentário