O interesse em firmar relações internacionais entre Brasil (Amapá) e França (Guiana) surgiu em 1996, quando o senador João Alberto Capiberibe (PSB) - à época governador do Estado - propôs aos representantes dos governos brasileiro e francês que viessem ao Amapá para conhecer e definir propostas para o desenvolvimento do Estado, visando cooperação bilateral. O convite foi feito em Paris, durante a assinatura do Acordo-Quadro de Cooperação entre os dois países.
A partir deste encontro, o senador João Capiberibe reuniu-se no Amapá com integrantes do corpo técnico do governo federal, em Oiapoque e Caiena, a fim de definir os pontos em comum que selariam o acordo de interesses. Foi o ponto de partida para que fossem formatadas intenções de interesse bilateral e provocassem a vinda do presidente Jacques Chirac ao Amapá e o intercâmbio tivesse início oficialmente.
Por isso, representantes do Governo do Amapá, da França, Governo Federal, prefeituras e sociedade civil se reunirão em Macapá para participar da VII Reunião da Comissão Mista Transfronteiriça Brasil/França (CMT) nos dias 24 e 25 de novembro.
No encontro, serão expostos os problemas enfrentados e discutidas propostas que contribuam para o desenvolvimento comum a partir do funcionamento da ponte que ligará o Brasil (Amapá) à cidade de Saint-George (Guiana Francesa).
Nenhum comentário:
Postar um comentário