terça-feira, 1 de março de 2011

Governador firma compromisso com o povo de Santana

Comitivas do governo e prefeitura estiveram no espaço que servirá de Corredor da Folia. Visitaram também o Hospital Estadual, Escola Augusto Antunes, as vias modelo e Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa)

Foto: Marcia do Carmo

As obras e projetos do governo estadual e da prefeitura de Santana foram visitados nesta segunda-feira, 28, pelo governador Camilo Capiberibe e o prefeito Antonio Nogueira. A visita teve como objetivo restabelecer a parceria entre os dois poderes e, dentro das possibilidades, dá andamento às obras paralisadas.

Uma das confirmações mais aguardadas foi anunciada, é o início, nesta terça-feira, 1º de março, da operação tapa buracos. Máquinas do governo e da prefeitura estarão asfaltando ruas do município. Depois de muitos anos, somente agora Santana volta a receber investimentos do Estado.

As comitivas do governo e prefeitura estiveram no espaço que servirá de Corredor da Folia. Visitaram também o Hospital Estadual, Escola Augusto Antunes, as vias modelo e Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa). O governador e o prefeito estiveram acompanhados dos secretários de Saúde, Evandro Gama, de Obras, Joel Banha, Transporte, Sérgio La Roque, Educação, Miriam Corrêa, Esportes, Luiz Pingarilho, do diretor da Caesa, Ruy Smith, e ainda do presidente da Câmara de Vereadores, Josivaldo Abrantes e outras autoridades do município.

No Corredor da Folia, o governador conheceu a Central do Carnaval que comercializa a festa, sob coordenação da prefeitura, e reuniu com representantes dos blocos de micareta de Santana. Com o início do Carnaval neste fim de semana, o governador ouviu propostas de mais investimentos na festa, porém, deixou explícito que não se trata de não querer aumentar o repasse, mas sim, de total falta de condições financeiras.

O governo já fez o repasse para Santana, assim como para outros municípios. Camilo Capiberibe se comprometeu em atender a solicitação de aumentar o número de policiais durante a quadra carnavalesca. “Concordamos que o Carnaval de Santana não é de despesa, e sim de investimento. Mas não tem como investir mais nele quando os hospitais e escolas continuam com dificuldades. A sociedade cobra prioridades, principalmente nessas áreas”, afirmou o governador.

Na visita ao Hospital Estadual de Santana, a equipe identificou problemas emergenciais que deverão ser resolvidos de imediato. A obra de ampliação está paralisada há mais de seis anos, sendo que foi licitada por duas vezes por causa de irregularidades no contrato.
O secretário Joel Banha assumiu o compromisso de chamar ainda nesta segunda-feira, 28, a empresa que ganhou a última concorrência para que dê continuidade à obra que não teve prosseguimento por problemas financeiros da empreiteira. “Vamos sentar hoje para darmos o prazo. Se o empresário não tiver condições, teremos que fazer nova licitação, mas não é isso que queremos, porque vai atrasar mais ainda”, disse o secretário Joel.

Outros problemas foram detectados como o auxílio de profissionais que trabalham no local, como a falta de medicamentos que, segundo o secretário Evandro Gama, está sendo providenciado. Com raros investimentos na área de informática, o governador pediu ao secretário que dê atenção a este setor para que os serviços sejam feitos com mais precisão e agilidade.

“A visita não me deixou tranquilo, mas pude verificar melhorias. Achei que estivesse pior, vamos investir para melhorar o atendimento, até porque aqui atendemos pacientes também das ilhas do Pará. É um hospital com muitos serviços, com atendimento especializado, maternidade, centros cirúrgicos, entre outros”, disse Camilo Capiberibe.

A obra de ampliação da Escola Estadual Augusto Antunes foi colocada como prioridade pelo governador. Salas de aula, auditório, banheiros, jardim e administração estão sendo adaptados. Com 45 anos, atendendo 1.400 alunos do ensino médio, a instituição é referência, inclusive, na avaliação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A secretária da Seed, Miriam Corrêa afirmou que, o que falta na obra será entregue ainda no primeiro semestre para que em agosto os alunos sejam recebidos na nova escola.

As obras do município visitadas foram a Via Modelo da Salvador Diniz e da avenida Tancredo Neves. O projeto das vias foi iniciado em 2005 e estão transformando-as em ruas com saneamento, drenagem, asfalto, iluminação, paradas de ônibus padronizadas, ciclovia e calçada para pedestre. O governador afirmou que a terceira etapa da Salvador Diniz, trecho de 600 metros, será asfaltada pelo governo estadual.

“Essa visita nos deixou mais tranquilos. Sabemos que a parceria vai dá certo. As obras serão reiniciadas e entregues. Os secretários viram de perto os problemas e o governador priorizou o mais importante neste momento, que é saúde e educação, mas não esqueceu as ações, como a de asfaltamento”, disse o prefeito Antonio Nogueira. (Marileia Maciel/ASCOM-GEA)

Nenhum comentário: