quarta-feira, 23 de março de 2011

Secretário Zé Roberto visita Pedra Branca do Amapari

Irregularidades e descaso com o patrimônio público foram observados durante vistoria do secretário da SDR

Em visita a comunidade de Pedra Branca do Amapari, realizada neste fim de semana, o secretário do Desenvolvimento Rural (SDR), José Roberto Afonso Pantoja, acompanhado de sua equipe técnica, manteve contato com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Comunitário (CMDC).

O CMDC administra um fundo comunitário no valor de R$ 2,6 milhões. O recurso é fruto da política de compensação das empresas mineradoras aqui instaladas, tais como a Anglo Gold, Mineradora Pedra Branca do Amapari e Anglo Ferrous Brazil.


Na avaliação do secretário, os recursos de R$ 2,6 milhões, que deveriam servir para benefício da comunidade de Pedra Branca, não estão sendo bem aplicados, devendo o Instituto do Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) realizar a política de acompanhamento de toda e qualquer atividade de investimento voltada ao desenvolvimento rural.


As questões legais de direito público, de participação do Estado, no referido conselho, estão sendo avaliadas para que, no balanço final, os grandes beneficiados sejam os produtores de Pedra Branca.


Outro grande problema observado foi o abandono do patrimônio público. Cinco casas de farinha, desde 2009, estão abandonadas, sem nenhuma funcionalidade. Máquinas que eram para beneficiar a produção de arroz também estão paradas, entregues a ferrugem do tempo.

Nenhum comentário: