domingo, 20 de maio de 2012

Sobre acusação feita a Yan Fernando

Chamo-me Yan Fernando Maciel de França, sou estudante de Relações Internacionais da Universidade Federal do Amapá, Coordenador Financeiro do Diretório Central dos Estudantes da UNIFAP, fundador e Coordenador Geral do Centro Acadêmico de Relações Internacionais da UNIFAP, membro titular do Conselho Superior Universitário (CONSU – instância máxima deliberativa da UNIFAP), dirigente estadual do Partido Socialismo e Liberdade e filho dos jornalistas Fernando França e Mariléia Maciel, pessoas que faço questão de mencionar nesse texto, pois tiveram importante papel no meu aprendizado de conceitos fundamentais para o ser humano como responsabilidade e ética, além de terem me ensinado também a acreditar e lutar por um outro e novo mundo em que o bem do povo seja prioridade para o poder público.
 
No último dia 16 fui citado duas vezes no site do respeitado jornalista Correa Neto como suposto autor de uma nota que afirma que o presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde, Dorinaldo Malafaia, fez articulações políticas com o Governo do Amapá em troca de apoio eleitoral. Não sei quem foi que teve a infeliz ideia de dizer que eu me passei por um pseudônimo e fazer aquelas afirmações, nem quero saber. Infelizmente outras pessoas tentaram me induzir ao erro afirmando que eu “plantei notícias na imprensa com o objetivo de destruir ou desqualificar pessoas, mesmo que elas sejam da mesma organização partidária”. Para isso, pessoas que não sei quem são e nem quero saber, utilizaram de má fé um diálogo que eu tive com o Correa Neto no microblog Twitter. O problema é que transformaram esse “diálogo” que aconteceu no último dia 11 num “monólogo”. Esqueceram de ler (ou não quiseram ler) o seu Twitter em que o Correa afirmou “ acordo entre sindicato da saúde e governo provoca protesto. Leia logo mais no correaneto.com.br”. Após isso eu perguntei ao Correa “você ainda vai publicar a matéria sobre o SINDSAÚDE e o Governo?” e o Correa respondeu “por que não iria?”. Depois eu apenas disse que tinha acessado o site e não tinha visto. Com isso tentaram me induzir ao erro dizendo que eu estava “cobrando a publicação de uma suposta matéria sobre o SINSAÚDE e o Governo”, como se eu tivesse enviado a matéria para este site. Eu perguntei apenas porque foi anunciado, mas ainda não estava no site. Desde já afirmo que não enviei a nota para nenhum site publicar e também não assumo a autoria do referido texto, assim como não tenho nenhum objetivo de destruir ou desqualificar pessoas do partido que faço parte.
 
Tentaram me relacionar politicamente com a greve dos servidores da educação. Sobre isso, afirmo que nunca participei de nenhuma reunião para falar sobre greves de servidores, nem professor eu sou, assim como nunca fui induzido por outros dirigentes a me expor, ou expor pseudônimos, com o objetivo de causar conflito político com alguém ou algo. Espero que falsas acusações não aconteçam mais e que a notícia seja trabalhada com o compromisso com a verdade. Tenho certeza que esse princípio básico da comunicação social tem norteado o sucesso do site www.correaneto.com.br, mas bem que poderia não ser apenas deste site e sim de todo o conjunto dos importantes veículos de comunicação que existem no mundo.
Sou militante do PSOL desde 2007 e tenho muita confiança nos meus companheiros, assim como os meus companheiros têm muita confiança em mim.
 
Obrigado.
 
Yan Fernando Maciel de França
Cidadão

Nenhum comentário: