domingo, 13 de maio de 2012

Os interesses ocultos do PSOL de Randolfe Rodrigues nas greves do Amapá

O flagrante público e notório de que notícias podem ser plantadas na imprensa com o objetivo de destruir ou desqualificar pessoas, mesmo que elas sejam da mesma organização partidária foi observado nos "tweets" de um jovem dirigente do PSOL. Que fique bem claro que tenho uma boa relação política com o jovem Yan Fernando e com o presidente do Sindesaúde, Dorinaldo Malafaia, ambos do PSOL. Mas o debate aqui é político e serve para esclarecer os leitores sobre os interesses ocultos por trás das greves no Amapá.

A ligação dos fatos de que notícias e diabinhos são plantados na imprensa podem ser observados no texto "CST – PSOL faz acordo com PSB no Amapá" publicado no site do jornalista Antônio Correa Neto. Observem que o militante do PSOL e dirigente da APS cobra a publicação de uma suposta matéria sobre "o SINDESAÚDE e o Governo" que teria sido enviada ao jornalista. 

Aí está o flagrante de que o texto criticando a postura da CST, que dirige o segundo maior sindicato do Amapá (Sindesaúde) foi plantado e partiu de dentro do PSOL, e a contrariedade de a CST não bancar a greve na saúde e não cair na estratégia dos aliados de Randolfe Rodrigues,  que tinha como objetivo principal paralisar os dois principais setores do funcionalismo público, provocando um enorme prejuízo ao governo e principalmente para a sociedade desagradou a APS.

O principal objetivo do texto anteriormente citado é ridicularizar publicamente o sindicalista Dorinaldo Malafaia, que denunciou os crimes cometidos pelo governo Waldez Góes na saúde pública amapense e vem desempenhando um papel independente em relação ao atual governo, seja criticando as irregularidades no setor ou negociando melhorias para os servidores. 

A diferença entre o Sindesaúde (CST-Dorinaldo Malafaia) e o Sinsepeap (APS - Aroldo Rabelo), é que por mais que os dois sindicatos sejam dirigidos pelo PSOL, Dorinaldo Malafaia não caiu no jogo do "aliancismo espúrio" com a ALAP e setores da direita que vem sendo praticado por Aroldo Rabelo e a APS, que estão apenas preocupados em destruir o governo do PSB a qualquer preço, mesmo que a população tenha que pagar a conta.

Mas é preciso alertar aos leitores sobre o que está por trás da mensagem do jovem dirigente do PSOL ao jornalista Correa Neto na rede social twitter. Existe um comando para toda a articulação feita na imprensa e ela teoricamente teria o aval do senador Randolfe Rodrigues, do qual Yan Fernando é ligado politicamente.

Na verdade a APS, corrente interna do PSOL, que tem como maior expoente no Amapá o senador Randolfe Rodrigues, é a principal defensora da tese dentro do partido, de que é preciso utilizar os movimentos sociais, sindicatos e principalmente as greves para desgastar o governo Camilo Capiberibe a qualquer custo, mesmo que as propostas do governo estejam de acordo com reivindicações históricas do movimento sindical.

Uma das reivindicações históricas do Sinsepeap seria a incorporação da regência de classe no salário base dos professores, mas essa proposta foi rejeitada por meio de uma manobra dos partidos de oposição que dirigem a greve, dentre eles o PDT, o PSOL e PSTU. A postura do Sinsepeap mostra que o viés da greve é político e eleitoral, por isso aceita o apoio do presidente da ALAP, Moisés Souza (PSC), de parlamentares e da base sindical do PDT, partido que afundou o Amapá na corrupção e teve suas principais lideranças presas durante a Operação "Mãos Limpas".
O desgaste natural do governo do PSB com a atual greve dos professores terá consequências no processo eleitoral. O PSOL tem o vereador Clécio Luís como pré-candidato a prefeito da capital e sabe que disputará votos da esquerda e de pessoas descontentes com a gestão de Roberto Góes com o PSB de Cristina Almeida.

Nenhum comentário: