quarta-feira, 16 de maio de 2012

Capiberibe: ‘a causa principal do desmatamento na Amazônia é o excessivo consumo dos países ricos’

O senador João Capiberibe (PSB-AP) apresentou, nesta terça-feira (15), a autoridades e ambientalistas alemães a experiência do governo sustentável do Amapá entre 1995 e 2002 no evento “Sustentabilidade Sem Fronteiras – Alianças climáticas e outras experiências“, que se realiza no prédio da Prefeitura de Berlim.

Durante cinco horas, o senador brasileiro falou também sobre o novo Código Florestal, aprovado pelo Congresso Nacional, a perspectiva de sua sanção com possíveis vetos pela presidente Dilma Rousseff e a luta contra o desmatamento na Amazônia.

Um fato surpreendeu o senador João Capiberibe: o conhecimento dos alemães sobre o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá (PDSA).

- Fiquei surpreso com o conhecimento e reconhecimento dos alemães pelo PDSA, inclusive com as publicações sobre o assunto, editadas em alemão que me foram apresentadas durante o evento.

No debate sobre o novo Código Federal, a chefe da divisão para a América Latina do Ministério da Economia, Cooperação e Desenvolvimento, Heiken Backofen, afirmou que pode haver mudanças nas relações entre a Alemanha e o Brasil por causa do novo código.

- Se a presidente Dilma Rousseff não vetar o novo Código Florestal Brasileiro poderá haver mudanças na cooperação entre o nosso país e o Brasil, disse ao senador Backofen durante um aparte ao senador.  

Entre as causas do desmatamento na Amazônia brasileira, o senador João Capiberibe, entre as tantas que enumerou, destacou como a principal o consumo “excessivo dos países ricos”.

- A causa principal do desmatamento na Amazônia brasileira infelizmente é o excessivo consumo dos países ricos, afirmou Capiberibe para a plateia.

Amanhã (16), o senador João Capiberibe e a deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP) almoçam com embaixador brasileiro na Alemanha, Everton Vieira Vargas, na Embaixada do Brasil.

À tarde, o senador participa da apresentação sobre as providências que o governo brasileiro está tomando para o sucesso da Rio+20.

Nenhum comentário: