quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Amapá continua nas primeiras posições na geração de emprego, segundo Ministério do Trabalho

Da Agência Amapá

Os números publicados na edição desta terça-feira, 7, em um jornal local, que apontam o Amapá como o Estado com o maior índice de desemprego do Brasil, com base em informações referentes a 2010, coletados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não espelham a atual realidade vivida pelo Amapá, segundo expõe a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Tesouro (Seplan).

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Amapá foi, proporcionalmente, o Estado que mais gerou empregos com carteira assinada em todo o Brasil em 2011. Nesse contexto, os números do último Censo comprovam uma mudança de cenário, com um aumento expressivo na geração de emprego desde 2010 até hoje.

A partir da gestão do governador Camilo Capiberibe, o cenário apresentado pelo último Censo do IBGE mudou expressivamente. As contratações cresceram em ritmo acelerado, na ordem de 10,87%, posicionando o Amapá à frente de todos os demais estados da Federação, enquanto que, em todo o Brasil, o crescimento foi de apenas 5,23%, no período de dezembro de 2010 a novembro de 2011. E os setores que mais empregaram no Amapá foram o da construção civil (7.885 contratações), serviços (11.026) e comércio (13.524), em função dos serviços temporários e contratações efetivas após as festas de fim de ano. (Leia mais na Agência Amapá)

Nenhum comentário: