segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Quer saber quem realmente está trabalhando por Macapá?

Por Heverson Castro

Quer saber quem realmente está trabalhando por Macapá? Observe as inúmeras obras que geram emprego e renda na cidade e veja quem está construindo e gerando emprego de verdade.

Mas se você quer saber quantas obras estão paradas há anos e de quem é a responsabilidade não assista as propagandas enganosas da PMM ou os programas de TV e rádio que dizem por aí que o Amapá vive uma decadência econômica mesmo com os dados do Ministério do Trabalho sobre a geração de emprego e os relatórios do governo federal sobre a execução das obras do PAC. Tudo por conta que os donos da maioria dos meios de comunicação perderam influência e o poder de interferir no Palácio do Setentrião desde a histórica eleição do governador Camilo Capiberibe.

O governo está construindo a maior obra de locomoção urbana da capital, a tão sonhada duplicação da Tancredo Neves que vai ligar a Zona Norte a Zona Sul de Macapá. Além disso, o governo do Amapá está mostrando uma capacidade antes não vista de arrecadar recursos federais e executar obras de grande impacto que irão beneficiar a população mais pobre de Macapá. Basta observar os investimentos históricos em habitação. Só pra citar um exemplo, destaco aqui o “Conjunto Macapaba”, uma obra de R$ 280 milhões, que terá 4500 moradias na Zona Norte da capital. Nunca antes na histórica do Amapá um governo irá construir tantas moradias ao povo mais humilde.

Enquanto isso, o prefeito Roberto Góes vai encerrar o mandato com a “promessa” de terminar a obra do Hospital Metropolitano (antigo Hospital do Câncer). E tudo vai ficar só na promessa já que ele não concluiu uma das mais importantes obras que beneficiará o povo macapaense.

A obra está paralisada e começou na gestão do ex-prefeito João Henrique, que construiu mais de 70%, deixando a responsabilidade de conclusão para o atual gestor. Há quem diga que o prefeito Roberto Góes não quis entregar a obra nas mãos do governo porque não queria vê-la ser concluída pelo adversário. Também não termina, porque quem vai gerenciar o Hospital é o GEA, desafogando o Hospital de Emergência e acabando com o caos criado por conta do abandono das UBS que não cumprem o papel de atendimento a saúde básica e grande demanda de uma capital que cresceu e não teve outro hospital construído nas últimas décadas.

No jogo político de Roberto Góes vale tudo, inclusive contribuir para o sofrimento daqueles que dependem da saúde pública e um hospital de média e alta complexidade seria de fundamental importância para a Zona Norte, que tem uma população maior que a de Santana, segundo maior município do Amapá.

Outra obra importante para os macapaenses e que também foi abandonada pelo atual prefeito foi a do Canal do Jandiá, crucial para a melhoria do saneamento básico na capital. E a incompetência do prefeito Roberto Góes em não terminar obras deixadas pelo seu antecessor não para por aí. É só olhar as obras em andamento deixadas em 2008 pelo ex-prefeito e ver agora como não mudou nada.

Nenhum comentário: