quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A exoneração de Pingarillo e a saída do PCdoB da base aliada de Camilo

Simplesmente um erro político de estratégia e uma tremenda burrice! É assim que podemos classificar a exoneração do advogado Luís Pingarillo da Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel). Não sei qual é a estratégia pensada pelo governo e pelo partido do governador, mas o certo é que a candidata do PSB e a Frente Popular (PSB, PT, PPL e PTN) irão precisar do apoio do PCdoB num eventual 2º turno em Macapá.
É possível sim conciliar mais de uma candidatura do campo popular e de esquerda, sem interferir na aliança pela governabilidade do projeto que elegeu Camilo Capiberibe em 2010. Essa maturidade política é praticada no governo Dilma e em outros governos estaduais onde PT, PSB, PCdoB são o núcleo político que comandam a governabilidade política e social.
Exemplos claros são vistos no Rio Grande do Sul e em outros estados. Em Porto Alegre, PCdo B e PT disputam a prefeitura, mas não romperam a aliança no governo de Tarso Genro. Em 2008 os dois partidos disputaram separadamente o 1º turno separados e se uniram no 2º turno.

Nenhum comentário: