segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Análise dos dados da pesquisa IBOPE

Os dados da pesquisa IBOPE revelam o crescimento da candidata socialista Cristina Almeida e uma provável polarização entre PSB e PDT, num embate que já é histórico na política local. Cristina está com 16% das intenções de votos, o que já é bom para um processo eleitoral, onde a campanha na TV e no rádio ainda não iniciou.
Nos últimos dias, analistas de plantão se valendo da famosa "boataria", espalharam que a candidata do PSB estaria descendo a ladeira e a disputa ficaria entre Roberto Góes e Clécio Vieira. A postura suspeita de alguns analistas com sutileza de elefante, diziam que Cristina não tinha viabilidade eleitoral. Os dados do Ibope estão aí para comprovar o contrário.
Como a falácia de inviabilidade eleitoral de Cristina foi desmontada pelo Ibope, agora os mesmos analistas tentam implantar na imprensa a mais nova cantilena. Agora o foco é a rejeição de Cristina que é muito próxima da de Roberto Góes.

A estes sugiro muita calma, pois a eleição está só começando. Vale lembrar que na eleição municipal de 2008, tanto Roberto Góes quanto Camilo Capiberibe, que foram para o segundo turno, tinham altos índices de rejeição, fruto do acirramento político entre as duas forças políticas.
Veja os números:
Roberto Góes – PDT – 29%
Cristina Almeida – PSB – 16%
Clécio Luis – PSOL – 13%
Davi Alcolumbre – DEM – 7%
Marco Antonio – PSDB – 3%
Evandro Milhomem – PC do B – 1%
Genival Cruz – PSTU – 1%
Brancos e Nulos – 17%
Não sabe e não respondeu – 12%

Nenhum comentário: