sexta-feira, 24 de agosto de 2012

GEA recapeia e sinaliza rodovia Duca Serra e empresas entregam 30 novos ônibus intermunicipais

As parcerias entre governo do Estado, empresários e comunidade começaram a dar resultados positivos nesta quinta-feira, 23, com a rodovia Duca Serra sinalizada e recapeada e a entrega de 30 novos ônibus intermunicipais. O governador Camilo Capiberibe, empreendedores e população estiveram presentes no ato definido como início de um novo momento na política amapaense.

"Esta data tem grande significado para todos nós que há muitos anos estamos lutando e esperando por estas melhorias que facilitam e preservam nossas vidas", disse o diretor do Centro de Ensino Superior do Amapá (Ceap), Leonil Amanajás.
 
Parceria
Os benefícios são frutos de reclamações de amapaenses por melhores transportes coletivos e menos acidentes, e acordo entre o GEA, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap) e empresários do setor de transportes. No início de 2001, os empreendedores ameaçaram deixar de operar para o interior do Estado por causa da má conservação das estradas que ameaçavam falir os negócios. Para que a população não sofresse as consequências do ato, o governo do Estado pactuou com os empresários e foi acertado que as rodovias receberiam manutenção em troca de ônibus novos para viagens intermunicipais.
 
Duca Serra
No mesmo ano, a Setrap começou os serviços de recapeamento, pavimentação e manutenção de rodovias como: AP-070, que dá acesso ao distrito de Pacuí; AP-020, o chamado ramal do Camaipi; a AP-340, de Itaubal; ramal do Curralinho; AP-010, que liga Mazagão Novo a Mazagão Velho, além da BR-156, que está sendo trabalhado em parceria com o governo federal, e agora a rodovia Duca Serra. Um grande número de acidentes que aconteciam nestas vias foi atribuído à falta de conservação e sinalização.
 
A rodovia liga Macapá a Santana e Mazagão, cortando um perímetro urbano com mais de cinco bairros e tem ao longo duas faculdades e outras empresas. A Setrap trabalhou os 8 km mais caóticos e onde aconteciam mais acidentes. Além do recapeamento foram colocadas sinalizações horizontal e vertical, incluindo quatro semáforos e faixa de pedestre com elevação, nas proximidades do conjunto Cabralzinho.
 
A sinalização está de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Os semáforos têm tecnologia LED com luz de longo alcance, as placas são refletivas e a tinta usada na faixa tem microesfera para melhor visualização a noite.
 
Mais ônibus
Os ônibus aumentam 60% da frota que não era renovada desde 1996. Dos 30 ônibus, 12 farão o trajeto Macapá/Santana. Os ônibus de longo percurso são refrigerados e os de curto percurso são adaptados para cadeirantes. Os que viajam para longe não suportam o peso do elevador.
 
"Este governo mostra responsabilidade, nós estamos dando o retorno e todos ganham. Os ônibus têm o melhor em tecnologia, garantem qualidade de vida para os motoristas e cobradores, poluem menos e são seguros", disse o diretor da fábrica Volvo, Moisés Larrat.
 
"Estamos cumprindo nosso compromisso com a população e empresários. Em menos de dois anos de governo melhoramos as vias de acesso aos municípios e localidades e a resposta vem com a renovação da frota que traz benefícios para o povo. Além das estradas que estão em obras, estamos construindo a rodovia Norte/Sul e vamos entregar o Projeto de Lei para que os deputados aprovem a utilização de recursos do Proinveste, destinados pela presidente Dilma para o Amapá para que possamos construir a ponte do rio Matapi. Vamos integrar e facilitar ainda mais o transporte para todos os municípios", disse o governador.
 
Os serviços de terraplenagem e recapeamento custaram R$ 600 mil e a sinalização o total de R$ 450 mil. Estes recursos são da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), que são tributos pagos sobre importação e comercialização de derivados de petróleo. As empresas investiram R$ 10 milhões para a renovação da frota.
Mariléia Maciel/Secom

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