sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Indígenas pedem apoio a Capiberibe contra o Decreto 303 da AGU

Por Aline Guedes

Na tarde desta quinta-feira, 9, o senador João Capiberibe (PSB/AP) recebeu uma delegação composta por servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) dos Estados do Ceará, Rio Grande do Sul e São Paulo, representantes da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), para tratar da questão indígena no Brasil.

Os representantes do movimento social (APIB e CIMI) manifestaram repúdio à Portaria 303 de 16 de julho de 2012, publicada pela Advocacia Geral da União (AGU), e exigem do Governo Federal a total revogação do documento, cujo propósito é restringir os direitos da população indígena garantidos na Constituição. Eles solicitaram o apoio de João Capiberibe para a anulação integral da Portaria, por ser “inconstitucional e ferir a carta magna do País”.
Dentre os principais pontos contestados está a afirmação de que as terras indígenas podem ser ocupadas por unidades, postos e demais intervenções militares, malhas viárias, empreendimentos hidrelétricos e minerais de cunhos estratégicos, sem consulta aos povos e comunidades indígenas; a transferência para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (IcmBio) do controle de terras indígenas; bem como a criação de problemas para a revisão de limites de terras indígenas demarcadas que não observaram integralmente o direito indígena sobre a ocupação tradicional.
Marcos Sabaru, da Associação Brasileira de Povos Indígenas, disse que, diante da reação do movimento, o Governo adiou por 60 dias (até 24 de setembro) a entrada em vigor da Portaria. “Todas as terras indígenas estão em grave situação de risco. Nós não fomos consultados e isto é uma afronta aos direitos dos índios do País” – alertou Sabaru.
Como forma de resolver o problema, o senador Capiberibe sugeriu uma mobilização internacional e se prontificou a assinar uma carta a ser enviada à presidente Dilma Rousseff e ao Parlamento Europeu, pedindo a derrubada da votação em plenário da PEC 038/99. “Para isto, também buscaremos o apoio de outros senadores” – falou.
Greve
Já os servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) informaram a João Capiberibe que estão em greve desde o dia 21 de junho. Das 36 Coordenações Regionais, quase 20 estão paradas, além do Museu do Índio, no Rio de Janeiro, que responde pela atividade científico-cultural da Fundação.
Além de estar pautada nas questões salariais, a greve também é motivada pelo esvaziamento da Fundação por meio da perda de atribuições e redução de recursos orçamentários. Salientaram também as más condições de trabalho dos servidores, a deterioração dos prédios que compõem sua estrutura regional e local. A delegação pediu o apoio do senador na negociação com o Ministério da Justiça, o Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, além da própria presidência da Funai.

Nenhum comentário: