sexta-feira, 30 de maio de 2014

Àgua pra vinho: Bruno Mineiro é o candidato ao governo apoiado pela Assembleia Legislativa sob as bênçãos de Sarney

Sérgio Santos | MZ

Assembleia Legislativa do Estado (Alap), com a chancela do senador José Sarney, confirmou hoje, 29, o deputado estadual Bruno Mineiro (PTdoB/AP) como pré-candidato ao governo do Estado.

Montado numa coligação composta pelo PMDB, PTdoB, Pros, PV e, provavelmente, o PSDB, o deputado Bruno Mineiro vai tentar chegar ao Palácio do Setentrião nas próximas eleições de outubro. É a segunda vez que a Assembleia tenta chegar ao Governo do Estado. Em 2010, coube ao deputado Jorge Amanajás cumprir esse papel, mas ficou pelo caminho.

A candidatura do parlamentar do PTdoB foi acertada nesta quinta-feira, 29, em uma reunião que contou com a participação do senador José Sarney (PMDB/AP), dos deputados estaduais Junior Favacho (PMDB), Sandra Ohana (PP), Michel JK (PSDB), do deputado federal Luís Carlos e do próprio Bruno.

A opção de Sarney por Bruno vai além da relação familiar que os dois mantêm há muito tempo – Mineiro é afilhado de batismo e político do velho senador maranhense. Levada pelas mãos do presidente em exercício da Alap, deputado Júnior Favacho, à apreciação de Sarney, a candidatura de Bruno representa um risco menor à própria tentativa de reeleição do senador, que, até então, vinha apostando suas fichas em Waldez Góes (PDT), que pode ser barrado em função dos vários processos que responde na Justiça por improbidade administrativa e outros crimes.

Vendo uma oportunidade para salvar-se a si mesmo, Sarney, que possui alto índice de rejeição do eleitorado amapaense, de pronto abençoou o afilhado que em breve deve anunciar oficialmente a sua pré-candidatura ao governo. O problema é que Bruno, que faz política a moda mineira, quietinho, também possui máculas de um passado recente nada abonador.

Não é novidade, por exemplo, que o parlamentar, agora pré-candidato, está com as contas bancárias bloqueadas pela Justiça em função do escândalo dos funcionários fantasmas, que segundo o MP, está envolvido.

Também não é novidade que o deputado está envolvido, até o pescoço, no uso indiscriminado das diárias superfaturadas pagas pela Alap à suas excelências e que foram denunciadas no Programa Fantástico.

E por último, não é novidade que a Alap, há muito tempo, quer implantar no Executivo Estadual o mesmo modelo de gestão é utilizado naquela Casa de Leis. Provavelmente, se isso viesse a acontecer, a harmonia entre os poderes estaria restaurada e o povo do Amapá voltaria a pagar mais essa conta espúria, já que está pagando a da Assembleia.

Nenhum comentário: