segunda-feira, 29 de julho de 2013

Periscópio: xeque-mate!

Acabou o poder...
Não convidem mais o ex-prefeito Antônio Nogueira e os vereadores Richard Madureira e Zé Roberto para tomarem um mesmo café da manhã. Tudo por conta da recente troca no comando da Secretaria de Estado do Turismo, onde Nogueira e Marcivânia Flexa (unha e carne) perderam o comando da pasta, após um pedido assinado por 9 dos 11 membros da Executiva Municipal do PT de Santana.

Acabou o amor...
A dança das cadeiras na Secretaria de Turismo era prevista por conta do boicote político promovido pelo grupo do ex-prefeito Antônio Nogueira e de Marcivânia Flexa contra o governo após Camilo Capiberibe ter negado o pleito da dupla que estava de olho na Secretaria de Educação (Seed), o que não vinha agradando a maioria do PT e do PSB. Durante crise interna da Executiva Estadual, Marcivânia chegou a anunciar publicamente no programa oposicionista Tribuna da Cidade da 101.9 FM “que estava se preparando pra entregar os cargos”, mas não entregou.

Xeque-mate!
Os vereadores petistas Zé Roberto e Richard Madureira numa movimentação pesada de bastidores deram um xeque-mate em Nogueira e Marcivânia. Articulação contou com o apoio de outros grupos do PT que compõe a Executiva Municipal de Santana, insatisfeitos com o desgaste causado pelo abandono da pasta. Nogueira vive a síndrome da falta de poder e deixou de ser o “bonzão” no seu colégio eleitoral e passou a atirar pra tudo quanto é lado culpando todo mundo por suas derrotas. O Processo de Eleições Diretas (PED) do PT em 2013 promete ter nitroglicerina pura.

PSB de cara nova
O mais novo debutante na Câmara de Vereadores de Santana é o empresário Venício Santos, que atualmente preside o PSB em Santana e teve 768 votos na eleição passada. Venício assume o lugar de Richard Madureira (PT), que se licenciou do mandato para assumir o cargo de secretário de Turismo. Ele deve se juntar à bancada de “oposição” ao prefeito Robson Rocha (PTB), ao lado do seu colega Ivo Justi (PSB) e do petista Zé Roberto. A tríade se estiver unida e forte nos objetivos pode dá dor de cabeça para a turma de Rosemiro.

Dora na vice
A movimentação no PT de Santana fortalece o projeto de reeleição de Camilo Capiberibe e carimba o nome de Dora Nascimento, que agora passa a contar com fortes aliados no PT de Santana, que até então era dominado pelo projeto familiar de Nogueira. A vice-governadora já conta com forte peso político no PT de Macapá e nos municípios do interior do Amapá. Marcivânia pelo visto deve ficar "chupando dedo" em 2014 depois de ser iludida por seu "líder". Quem está sorrindo para as paredes é Dalva Figueiredo que viu a candidatura de uma possível concorrente virar água. Já Marcos Roberto solta fogos de artifício diante do crescimento do seu nome junto aos petistas.

Aliança fortalecida
O apoio da corrente "Movimento PT" coordenada pelo Secretário de Segurança Marcos Roberto e pelo engenheiro Sérgio La-Roque, dos vereadores de Santana Zé Roberto, Richard Madureira e do vereador de Macapá  Rocha do Sucatão, além de correntes minoritárias e lideranças influentes que defendem a continuidade da Frente Popular pode consolidar o projeto de reedição da dobradinha Camilo e Dora em 2014. Dora já conta com o apoio natural da sua corrente Partido de Lutas e de Massas (PTLM) do deputado Joel Banha e de outras correntes minoritárias como Articulação de Esquerda (AE) e Militância Socialista (AE).

Nenhum comentário: