terça-feira, 30 de julho de 2013

A “mão invisível” de Sarney contra os Capiberibe e a inversão de pautas no TRE-Amapá

Por Heverson Castro

Parece que uma mão invisível tem pautado os processos do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá. A inversão de pautas e processos é vista na priorização de processos do PMDB de Gilvam e Sarney contra o casal João e Janete Capiberibe, eleitos em 2010, após uma ampla campanha difamatória dos meios de comunicação pertencentes à família Borges e que fazem o jogo político do senador José Sarney.
 
Durante o processo eleitoral de 2010, ficou provado que havia uma campanha orquestrada de dentro do clã Borges e das rádios e TV´s ligadas ao então candidato derrotado Gilvam Borges para propagar boatos de que o povo amapaense não deveria votar nos candidatos do PSB, João e Janete Capiberibe, porque os nomes dos mesmos não iriam aparecer na urna eletrônica por estarem sob judice, devido a indefinição da validade da Lei da Ficha Limpa.
 
Existem provas de que e-mails foram enviados em massa pra todos os “jornalistas” que trabalhavam nas inúmeras rádios (16 municípios) e TV´s do Amapá, ligadas à Gilvam Borges. A ordem era bater pesado de forma sistemática, dia e noite com direito a inserções de matérias jornalísticas de “hora em hora” e comentários dos radialistas e apresentadores nas programações, atacando as candidaturas do senador Capiberibe e da deputada Janete Capiberibe.  Os e-mails confidenciais eram enviados por um dos jornalistas do Sistema Beija-Flor.
 
O PSB na época entrou com uma ação contra Gilvam Borges por abuso dos meios de comunicação. Borges utilizou o seu sistema "Beija-Flor" que contava com mais de 30 rádios espalhadas nos 16 municípios do Amapá para interferir no processo eleitoral ao espalhar inverdades, afirmando que João e Janete Capiberibe “tinham sido impedidos pela Lei da Ficha Limpa de serem candidatos naquela eleição e os eleitores que votassem nos socialistas perderiam seus votos”. A campanha difamatória era feita mesmo diante das inúmeras declarações na imprensa local do presidente do TRE-AP, desembargador Raimundo Vales, esclarecendo que as candidaturas de João e Janete Capiberibe eram até que ele momento válidas por conta do não julgamento da constitucionalidade da Lei no STF.
 
Dois dias antes da eleição de 2010, João Capiberibe junto com Janete Capiberibe, concederam entrevistas no programa “Café com Notícia” na rádio Equatorial FM, esclarecendo e desmentindo os boatos, exercendo seus direitos de defesa não dado pelo Sistema Beija-Flor, além de alertar os eleitores amapaenses que suas candidaturas eram válidas. Mais tarde o STF derrubou a retroatividade da Lei da Ficha Limpa, ordenando a posse do casal.
As entrevistas viraram alvo de ação do PMDB de Gilvam Borges contra seus adversários históricos que sempre derrotaram o principal aliado de Sarney no Amapá, através do voto direto do povo amapaense. Agora o juiz federal João Bosco que mantém relações “cordiais” com Sarney é o relator da ação do PMDB contra o casal e estranhamente  o TRE coloca na pauta o processo contra o casal Capiberibe antes mesmo de julgar a ação do PSB contra o PMDB que foi protocolada muito antes.

Pela lógica o TRE-AP deveria primeiramente julgar a ação movida pelo PSB-AP contra Gilvam Borges por dois motivos gritantes:

1 - Porque a ação do PSB que foi protocolada contra o candidato apoiado por Sarney por abuso dos meios de comunicação se deu muito antes da ação do PMDB contra o casal Capiberibe, que estranhamente entrou em pauta no TRE-AP;

2 – A razão do senador Capiberibe de conceder entrevista o rádio às vésperas da eleição foi motivado pelo abuso dos meios de comunicação de Gilvam Borges, sem conceder direito de resposta.
 
Parece que mais uma vez ás vésperas de 2014, a turma de Sarney quer ajoelhar seus adversários históricos, cassando o casal João e Janete Capiberibe como em 2005, presenteando seu fiel escudeiro com um mandato no tapetão. Nos bastidores dizem que a intenção seria forçar o PSB a apoiar a reeleição de Sarney, que em troca resolveria esse problema com sua "mão invisível" por meio de seus tentáculos.

Nenhum comentário: