quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A reforma administrativa de Nogueira

O prefeito de Santana, Antonio Nogueira, anunciou seu novo secretariado no início desta semana dando início à reforma administrativa que está sendo implantada. Os novos secretários irão assumir 12 secretarias incluindo a SAMPREV ( Instituto de Previdência de Santana) e STTRANS (Superintendência de Trânsito e Transportes). A nova estrutura da administração municipal extinguiu 10 outras secretarias cujas atribuições foram incorporadas nas atuais. Além das secretarias houve uma redução de 40% dos cargos comissionados.

Abaixo, segue a relação dos principais nomes, que na verdade tocam e norteam as principais decisões do governo. Na lista do Staff do governo, o chamado núcleo duro, não há nenhuma pessoa do PT, o partido do prefeito. A nova "cara" do governo, na verdade não mudou  em quase nada, mostra que o PT não detém poder de decisão no núcleo duro e caminha perifericamente como partido satélite, igualando-se a outros aliados. Vejam abaixo:

SEMGEP – Secretaria Municipal de Gestão Governamental e Planejamento: Josenildo Abrantes - É irmão do Presidente da Câmara de Vereadores, ambos são ligados ao PSDB, partido historicamente e ideologicamente adversário do PT

PROG – Procuradoria Geral : Rivaldo Valente - Advogado, é um dos melhores quadros do ponto de vista ético, saiu do PCdoB e está sem partido. Ocupa este espaço desde o primeiro mandato de Nogueira.

SEMAD – Secretaria Municipal de Administração: Clélia Geane Reis Gondim- Não tem filiação partidária, na verdade durante os anos de governo do ex-prefeito Rosemiro Rocha, foi uma das pessoas mais influentes e poderosas. Não se sabe o motivo de ter tanto poder no governo de Nogueira.

SEMFA – Secretaria Municipal de Fazenda: Joana Darc Tork - Faz parte do governo desde o primeiro mandato, é uma técnica e não tem filiação partidária.
Outros nomes foram indicados pelos partidos aliados e por parlamentares do PT. Mas realizando um raio-X do governo, observa-se que não há mudanças. O que houveram foram cortes, já que ocorreu um inchaço da máquina antes do período eleitoral. Nogueira vai ter que implantar a Lei da Transparência em 2011, cogita-se que esses seria os motivos de alguns cortes.

Nenhum comentário: