quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Como serão as escolhas?

No primeiro dia do último mês dos oito anos da mais desastrosa administração (???) pública que o Estado do Amapá teve ao longo de sua história, só rivalizando em escândalos com a devastação feita pela dinastia Barcellos, quando passou por aqui, começa a aumentar a curiosidade sobre a equipe de governo que vai assumir no início de janeiro de 2011, com características marcadas pelo “compromisso com o programa de governo, capacidade técnica e política”, tem dito com freqüência o governador eleito, Camilo Capiberibe. E aí aparece o PT e o mandato da deputada Dalva Figueiredo, à parte, disputando espaços nas indicações.

A rigor, o PT que merece respeito nesse momento é aquele que não tinha mandato, quando começou a forçar a barra pela construção de uma frente de esquerda através da aliança com o PSB. O outro deve ser tratado com respeito, por ser aliado, não com deferência. O outro PT é oportunista, carguista, precisou ser adulado até o limite para aceitar a composição, e não faz muito tempo cantava “Sarney, guerreiro/ do povo brasileiro”, nos comícios do velho oligarca maranhense, uma das piores expressões da vida pública nacional. Essa penca de arrivistas passou oito anos fazendo parte do grupo que levou o Amapá à falência em que se encontra, e só “abraçou” a candidatura do PSB quando não tinha mais para onde correr. Quem quiser esquecer isso tudo, pode, mas não deve tirar os olhos de cima. O desastre da CEA pode se repetir.

Sem pretender cargos ou Secretarias, muito menos favores do governo, quem tem muito mais mérito na derrubada da “harmonia”, permitindo uma eleição igual, são os sites e blogs da Internet que formaram a primeira linha de resistência contra os desmandos, aquele, quem sabe, um por cento da mídia que não se deixou corromper pelo dinheiro sujo, mas fácil, respeitando o direito de seus leitores, telespectadores e ouvintes à informação correta, sempre negada pela mídia do jabaculê. Méritos também têm os cidadãos comuns, decentes, que nunca pactuaram com a sordidez que impera neste Estado nos anos mais recentes. Esses grupos, que fizeram a mais profunda revolução da história deste estado brasileiro, certamente não vão ser ouvidos na escolha da equipe de governo, e nem é preciso, porque essa gente não luta por benefícios pessoais, mas seria bom se essas escolhas fossem feitas tendo presentes os motivos pelos quais lutaram durante tantos anos.

do Sitio do Corrêa Neto

Nenhum comentário: