sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

PT pode aumentar de tamanho no governo Camilo

O governador Camilo Capiberibe tem dado uma demonstração de civilidade e de respeito aos acordos fechados antes e durante as eleições. O novo comandante do Palácio do Setentrião tem tomado atitudes que colocam o PSB e o PT em espaços privilegiados na composição do governo.

Além do PT ter ficado estrategicamente com secretarias de peso, a sua participação no governo vai ser maior do que a esperada por muitos dirigentes, que afobadamente se desesperaram em partir para a estratégia suicída de fazer o debate sobre a composição do governo na imprensa local, adversária dos Capiberibes.

Mesmo que alguns petistas, como Marcos Roberto e Evandro Gama não tenha sido indicados pelo PT, indiretamente o partido se fortalece dentro dos espaços do poder. A postura de Camilo Capiberibe desmente a tese de que o PT estaria sendo jogado para escanteio na divisão do poder dentro do governo.

O grupo político do PT de Santana apontou os nomes do vereador Zé Roberto e do advogado Ivanci Magno, que tiveram o aval do governador por conta da sua contribuição expressiva no processo eleitoral. Ambos serão nomeados respectivamente para a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Defensoria Pública (DEFENAP).

Joel Banha foi indicado para uma das secretarias mais importantes do governo, a SEINF. Mas as especulações dão conta de que o grupo político de Joel Banha e da vice-governador Dora Nascimento podem ter seus pleitos aumentados até a posse do governador eleito. A corrente PTLM, pode ter a sinalização por parte do PSB e de Camilo de indicar o Super-Fácil. Tal sinalização seria um reconhecimento do papel desempenhado pelo grupo político nas eleições de 2010.

Além disso, correm por fora as indicações do grupo da deputada federal Dalva Figueiredo, que no segundo turno vestiu a camisa amarela. As especulações giram em torno, de que o PSB e o governador Camilo Capiberibe, podem disponibilizar até duas secretarias ou cargos de primeiro escalão ao grupo de petistas.

Por ultimo, as especulações dão conta de que Camilo Capiberibe teria oferecido a Secretaria de Turismo (SETUR) ao grupo do PT ligado à Marcivânia Flexa, fora da cota do partido.

Nenhum comentário: