segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Renato Simões, do PT Nacional, diz que vitória de Joel Banha barra o avanço de Sarney no AP


Pelo microblog Twitter, o deputado federal pelo Estado de São Paulo, Renato Simões, que é membro do Diretório Nacional e Secretário de Movimentos Sociais do Partido dos Trabalhadores (PT), parabenizou o deputado Joel Banha pela sua eleição a presidente do PT estatual no Processo de Eleições Diretas do partido (PED), que aconteceu neste domingo, 10. No post, Renato ainda afirmou que a vitória da chapa de Banha barra o avanço do senador Sarney sobre o PT amapaense.



A manifestação do deputado do PT de São Paulo parece confirmar os boatos de que a chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Santana, Antônio Nogueira e que era apoiada pela deputada federal Dalva Figueiredo e pela professora Marcivânia, entre outras lideranças, teria se reunido com o senador Sarney para fechar um acordo eleitoral, no qual, em troca de apoio político de Sarney, a professora Marcivânia seria a vice na chapa de Waldez Góes a governador de Amapá.


Segundo declarações de lideranças que foram vitoriosas no PED, como o professor Marcos Roberto, o PT que surgiu das urnas não aceita qualquer tipo de aproximação com o PMDB de Sarney e Gilvam Borges. Para essas lideranças, Sarney representa a manutenção do mesmo grupo político que tem se locupletado no poder e condenado o Amapá a estagnação econômica.


Banha impôs uma derrota história aos grupos mais tradicionais do PT e escancarou o declínio de antes todo poderoso Sarney. Parece que o chefe oligárquico, no final de sua longa trajetória política, caminha a passos largos para a obscuridade reservada para aqueles que tiveram a oportunidade de fazer pelo povo, mas usaram o poder para proveito próprio – o povo maranhense é testemunha disso e não sentirá saudade.

Nenhum comentário: