O Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço será palco do I Congresso Estadual das Religiões Africanas do Amapá, o evento coincide com a passagem do dia 08 de maio, data que marca o dia estadual e municipal dos cultos afro ameríndios descendentes do estado do Amapá.
A programação terá início às 9: 00hs e contará com a presença de autoridades, comunidades religiosas e a sociedade em geral. Serão debatidos temas como: Experiências e intolerância religiosa no âmbito social, familiar e escolar. Outra questão que será levantada é a imposição do modelo eurocêntrico, o misoneísmo, como desconstruir. Os debates serão mediados por professores e integrantes das religiões de matriz africana: Candomblé, Mina Nogô, Umbanda e Pajelança.
O I Congresso de Religiões Africanas tem apoio da deputada estadual e líder do governo Cristina Almeida (PSB-AP), o tema em discussão é uma das linhas de trabalho da parlamentar.
“Vivemos em um país “laico”, mas na prática o que vivenciamos é que ainda há um forte preconceito e discriminação com algumas religiões entre elas, a religião de matriz africana. Nosso papel enquanto parlamentar é de fiscalizar, controlar, legislar e de promover o bem estar da população acima de tudo, garantindo os seus direitos partindo do princípio constitucional de que todos são iguais perante a lei”, afirmou Cristina Almeida.(Assessoria de Comunicação/Ariane Lopes e Bianca Andrade)
Nenhum comentário:
Postar um comentário