segunda-feira, 2 de maio de 2011

Cristina Almeida faz homenagem às trabalhadoras domésticas


A deputada estadual Cristina Almeida (PSB) ofereceu no último domingo, 01º de maio, Dia Internacional do Trabalhador, um café da manhã em homenagem as trabalhadoras domésticas do Amapá.
Na ocasião, estiveram presentes representantes de diversas instituições e entidades da sociedade civil organizada, tais como: IMENA (Instituto de Mulheres Negras do Amapá), SINDOMÉSTICA (Sindicado das Trabalhadoras Domésticas do Amapá), CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) e CAMUF (Centro de Atendimento à Mulher e a Família).
Na pauta foram tratados diversos assuntos, como a importância da carteira de trabalho, aperfeiçoamento, diferenças sociais e trabalhistas, entre outros temas relevantes da profissão que precisam ser regulamentados.
A presidenta do SINDOMÉSTICA, Olendina Nunes destacou a importância da organização sindical no processo de conscientização política das empregadas domésticas, na luta pela valorização da mão-de-obra e na garantia de direitos fundamentais previstos nas leis trabalhistas.
Para a deputada estadual Cristina Almeida a regularização da profissão da trabalhadora doméstica, por meio de uma lei nacional, fortalece os direitos fundamentais desta classe que por muito tempo foi tratada de forma marginalizada.
 “Hoje, as trabalhadoras domésticas já podem comemorar os avanços conquistados pelo reconhecimento e regulamentação da profissão, exigindo do empregador uma remuneração que não seja menor que um salário mínimo”. Afirmou Cristina Almeida.
A socialista lembrou que no Amapá ainda existem resquícios da exploração do trabalho doméstico por meio de consentimento em troca de pequenos favores, como moradia e alimentação.
“Precisamos combater a exploração de jovens e adolescentes ribeirinhas que vêm do interior trabalhar na cidade e não estão tendo o direito a um salário digno, ficando refém do empregador, sem ter a oportunidade de estudar e crescer profissionalmente.” Finalizou a parlamentar.

Nenhum comentário: