quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Robson Rocha atrasa salários de servidores, não paga pensão alimentícia, nem consignados aos bancos.

Robson Rocha atrasa salários e atacar direitos dos servidores e presidente do sindicato da categoria permanece calado
Por Heverson Castro
Do Santana em Debate

Os servidores da Prefeitura de Santana vieram a público esta semana pra denunciar o atraso no pagamento dos salários e décimo dos servidores do quadro efetivo e dos contratos administrativos, por parte do Prefeito Robson Rocha.

Os setores mais afetados são educação e saúde, que passaram o final de ano sem os pagamentos referentes ao mês de dezembro.

A maioria dos servidores prejudicados são enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que trabalham em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e professores que lecionam na rede municipal de ensino.

Além de servidores efetivos, a Prefeitura também não pagou o décimo terceiro salário de contratos administrativos.

“O meu chefe alega que nós do contrato não temos direito ao décimo”, afirma uma servidora que não quis se identificar por medo de ser demitida.

Benedito da Costa Silva, técnico em enfermagem afirma que o Prefeito Robson não realizou o pagamento do mês de dezembro no tempo correto e que diversos servidores passaram o Ano Novo sem dinheiro, sem poder comprar presentes e fazer uma ceia decente com seus familiares e amigos.

“Estávamos com salários do mês de dezembro atrasados, o que não vinha acontecendo há mais de oito anos”, afirma o servidor Bendito.

Outro fato grave denunciado por Benedito é a falta de repasse por parte da Prefeitura do dinheiro de empréstimos consignados, o que impede que diversos servidores efetuem novos empréstimos. O gestor municipal também não estaria repassando o dinheiro descontado dos servidores referente ao pagamento de pensões alimentícias.

“Eu tentei fazer um empréstimo no banco Itaú e na Caixa Econômica. A resposta que tive do gerente foi que estava proibido emprestar pra servidores da prefeitura porque o prefeito não paga os bancos”, denuncia o enfermeiro.

A falha da gestão municipal, pode ter provocado um efeito cascata na economia do segundo maior município do Estado do Amapá, que ainda tem como base a chamada economia do “contracheque”. Alguns comerciantes, sentiram uma certa queda nas vendas, nesse início de ano.

Sindicato calado
O atraso nos salários de servidores da Prefeitura de Santana conta com a insatisfação de alguns servidores para com o Sindicato da categoria, que tem como presidente José Conceição, pois até o presente momento não se posicionou sobre a falta de pagamento.

Alguns denunciantes que não quiseram se identificar afirmaram à reportagem que procuraram o sindicato para reclamar da situação, mas não obtiveram uma resposta convincente. Eles afirmam que José Conceição indicou alguns parentes, incluindo um filho, em cargos comissionados na Prefeitura de Santana e que desde então vem se calando perante o desrespeito aos direitos do funcionalismo.

“Lembro que o Conceição (presidente do sindicato), na época que o Nogueira era o prefeito, se nosso salário atrasasse um dia, no outro ele estava na porta da prefeitura cobrando do ex-prefeito. Agora ele fica caladinho”, desabafa uma professora da Escola Amazonas.

A nossa equipe de reportagem tentou manter contato com o prefeito Robson Rocha, mas não conseguiu obter retorno das ligações, nem mesmo de sua assessoria.

Nenhum comentário: