terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Na contramão do Ministério da Saúde, Waldez Góes manda fechar a UPA da Zona Norte de Macapá

Com menos de 72 horas como o governador do Amapá, Waldez Góes – preso em 2010 pela Polícia Federal acusado de desvio de recursos públicos, inclusive da Saúde – mandou fechar a Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte (UPA), que já vinha realizando cerca de 150 atendimentos por dia

Do MZ Portal de Notícias -Desde sábado, 3, quem procura a unidade é informado que somente estão atendendo casos de trauma, como acidentes de trânsito e são orientados a procurarem a Unidade Básica de Saúde Marcelo Cândia, no bairro Jardim I. No entanto, segundo fontes, todos os atendimentos estão suspensos. Na noite desta segunda-feira,5, por exemplo, só estava no prédio os funcionários responsáveis pela limpeza e o vigilante.

A justificativa para o fechamento, seria de que a UPA não dispõe de quadro próprio de funcionários e os técnicos que trabalhavam desde outubro na unidade – data em que o prédio foi o inaugurado – voltaram para seus respectivos setores.

A decisão já causa revolta em procura a unidade. A dona de casa Maria do Socorro, por exemplo, disse que o serviço funcionava perfeitamente bem até o fim de dezembro, e que o governador eleito deveria manter tudo funcionando. "Se o outro governador [Camilo Capiberibe] conseguia manter esse prédio o que foi eleito tem a obrigação de continuar. Afinal, ele voltou para melhorar a saúde do Amapá?", desabafou.

Os efeitos do fechamento já estão sendo sentidas na Unidade Básica de Saúde do município, cuja demanda aumentou nos últimos dois dias. "O povo corre pra cá, só que aqui não fazemos todos os atendimentos da UPA, e então eles acabam indo pro Hospital de Emergências", comentou a enfermeira Sandra Santos.

A UPA 24 horas inaugurada na gestão de Camilo Capiberibe tinha estrutura que contava com clínicos gerais e pediátricos. A unidade contava ainda com estrutura para a realização de exames de raio X, eletrocardiograma, coleta de sangue, consultório odontológico, posto de enfermagem, sala de curativos e inalação. Para acompanhamento, foram construídos oito leitos e dois consultórios.

Nenhum comentário: