Tal pai, tal filho! Robson Rocha retoma velhas práticas que eram adotadas por Rosemiro Rocha |
O prefeito Robson Rocha (PTB) parece não se preocupar com a forma e como vai gastar o dinheiro dos santanenses em 2014. Isso ficou claro na aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), cuja elaboração da peça é prerrogativa do Executivo Municipal.
Na prática, Robson Rocha institucionalizou uma verdadeira farra dos recursos públicos ao priorizar na LOA 2014, aprovada com o apoio de 12 vereadores e apenas o voto contrário do vereador Venicio Santos (PSB), uma verdadeira farra com consultorias, diárias, passagens e publicidade. Todos os valores superam os gastos da gestão passada.
Na prática, Robson Rocha institucionalizou uma verdadeira farra dos recursos públicos ao priorizar na LOA 2014, aprovada com o apoio de 12 vereadores e apenas o voto contrário do vereador Venicio Santos (PSB), uma verdadeira farra com consultorias, diárias, passagens e publicidade. Todos os valores superam os gastos da gestão passada.
A velha prática de usar o dinheiro público para fins não republicanos foi corriqueira na gestão do ex-prefeito Rosemiro Rocha, pai do atual gestor, preso em 2004 durante a Operação Pororoca da PF.
Os gastos que serão realizados pelo alcaide é um prato cheio para o Ministério Público (MP) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), fazerem um acompanhamento rigoroso pra saber de perto onde e de que forma serão gastos os impostos dos santanenses.
Zé Roberto (PT), mesmo se dizendo oposição votou a favor das farras no orçamento de Robson Rocha |
Até mesmo o vereador Zé Roberto (PT), que preside a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, votou a favor das farras que serão praticadas pelo prefeito em 2014. O parlamentar alega que mesmo que fosse contra, o orçamento seria aprovado, e votou a favor dos valores, em troca de algumas emendas de sua autoria que foram negociadas com a base do prefeito no legislativo.
Já o ex-prefeito Antônio Nogueira (PT), uma das lideranças que tem se destacado na oposição em Santana, criticou arduamente o orçamento aprovado pelos vereadores.
Já o ex-prefeito Antônio Nogueira (PT), uma das lideranças que tem se destacado na oposição em Santana, criticou arduamente o orçamento aprovado pelos vereadores.
Enquanto isso, poucos recursos foram alocados para tapar buracos, asfaltar avenidas e investir em saneamento básico e melhoria da cidade.
Um dos maiores problemas de Santana são ruas esburacadas e a deficiência do serviço de coleta de lixo, além do déficit habitacional que causa o inchaço de áreas alagadas, conhecidas como "áreas de ressacas". São destes locais paupérrimos que se tem conhecimento da maioria dos casos de doenças que atacam crianças no inverno, fruto da falta de saneamento e das condições precárias e desumanas vividas nas baixadas da cidade.
O blog reproduz abaixo uma comparação feita por Antônio Nogueira, onde critica os gastos excessivos (em 2014) do atual gestor em consultorias, diárias, passagens e publicidades, ao mesmo tempo em que comparar os gastos realizados na gestão do PT, cujo principal opositor fora o atual prefeito Robson Rocha, na época vereador do município.
A FARRA ANUNCIADA NO ORÇAMENTO DA PREFEITURA DE SANTANA
Por Antônio Nogueira
Aos poucos estamos voltando àquela prática da velha política santanense onde, descaradamente, se fazia farra com o dinheiro público como se moda fosse. Só que, agora, de forma legalizada.
Nogueira critica gastos exorbitantes de Robson Rocha |
Pra se ter uma ideia, quando o PT assumiu a Prefeitura, em 2005, recebendo a gestão do pai do atual gestor, havia no Orçamento deixado, disparates, como acompra de comida e a contratação de empregados domésticos para a casa do Prefeito.
Em meados deste mês de dezembro, o Vereador Zé Roberto (PT), presidente da Comissão de Orçamento da Câmara Municipal de Santana, convocou audiência pública para discussão da Peça Orçamentária/2014 do Município de Santana.
Tendo o Prefeito uma maioria elástica (10 votos favoráveis dos 13 Vereadores existentes), certamente em nada se alterou a LOA, mas, a audiência ao menos serviu para constatarmos ações e valores absurdos encaminhados pelo Chefe do Poder Executivo Municipal.
Para que se possa melhor entender os despropósitos, a visualização de dados comparativos ajuda bastante. Vejamos, então, algumas rubricas orçamentárias de ações da gestão que passou e da atual administração:
DIÁRIAS:
Governo do PT = 557.044,00 - Governo atual = 1.281.257,00;
PASSAGENS:
Governo do PT = 408.466,00 - Governo atual = 896.800,00;
SERVIÇOS DE CONSULTORIA:
Governo do PT = 294.900,00 - Governo atual = 4.271.559,00;
EQUIPAMENTOS:
Governo do PT = 3.716.914,00 - Governo atual = 23.736.852,00;
GABINETE DO PREFEITO:
Governo do PT = 2.000.000,00 - Governo atual = 4.060.379,00;
PUBLICIDADE:
Governo do PT = 580.000,00 - Governo atual = 1.300.000,00.
Ressalta-se que, além de ter dobrado os valores com diárias e passagens, inexplicavelmente, a gestão atual parece querer privatizar o Município, contratando em um único ano mais de 4 milhões de reais para realizar os serviços dos próprios servidores da Prefeitura. Muito estranho isso, não!? Irá pagar duas vezes pelos mesmos serviços? Para os servidores e para as consultorias?
Ademais, aumentar em mais de 6 (seis) vezes os valores para a compra de equipamentos num Município onde a gestão já encontrou uma Prefeitura toda equipada com sede recém-inaugurada e, inclusive, com os postos de saúde quase todos reformados e/ou ampliados e com equipamentos novos, fico a pensar: quais equipamentos que custarão quase 24 milhões de reais?
E os valores com publicidade? O governo do PT era acusado de fazer muita propaganda. E realmente fazíamos, pois muitas obras e serviços eram propagados. E a atual gestão, o que tem dito? Nada! Exatamente porque inexistem feitos que comprovem a contratação de mídia pelo dobro do que contratamos no ano passado. E pra onde, então, está indo tanto dinheiro?
Fiquemos de olho, pois, nos tempos modernos, legalizar não é sinônimo de fazer correto, principalmente em se tratando de políticos com passado comprometedor na gestão do dinheiro público.
7 comentários:
Cade a fiscalização, cadê o ministério publico, esse dinheiro e do povo, cadê a justiça?
Se esses dados forem corretos, meu querido Robson tome cuidado pois o MP não brinca em serviço!
Estava até demorando pra aparecer essas notícias sobre essa administração mal resolvida.
É uma grande calamidade no poder de fiscalização que quase todos estão sendo corrompido pelos políticos com dinheiro do povo
Telhado de vidro! Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra! 8 por 80! Quem primeiro se queixa foi quem atirou a ameixa! Esses são alguns ditados populares para que você lembre que já esteve lá...
E que todos são iguais, só o que muda são os partidos.
Gostaria de informar que não estou tomando partido de ninguém e que deve ser apurado porque o nosso Estado, já deveria mudar essa política que vem de geração em geração, pai pra filho, e assim por diante.
Revivendo um passado não tão distante: PREFEITO NOGUEIRA É AFASTADO POR 90 DIAS. Justiça do Amapá mantém cassação do prefeito de Santana Antônio Nogueira.
Agora também têm o caso da FIEAP, que foi muito divulgado e que estava nas mãos dos Rochas.
Postar um comentário