segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Governo lança novo concurso público para técnico e docente da Ueap

Keila Gibson Rebelo/ Agência Amapá
 
A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) terá o seu segundo concurso público para provimento de cargos efetivos realizado pelo governador Camilo Capiberibe. O compromisso com a formação do quadro próprio de servidores da universidade, cumprido ainda em 2011, com a entrada dos primeiros docentes efetivos, será ampliado com mais vagas para professor e com a formação do quadro técnico administrativo. A data de lançamento do edital está confirmada para esta segunda-feira, 30, durante coletiva de imprensa, às 9h30, no Palácio do Setentrião.

Conquistas
A entrada de mais professores no quadro permanente da instituição representará um avanço sem precedentes na qualidade da formação de graduados e pós-graduados. Exemplo disso foram as conquistas obtidas pela Ueap com o ingresso dos primeiros efetivos no início de 2012.

Uma dessas conquistas foi a submissão a editais de fomento do Governo Federal, via MEC/Capes, que resultou na aprovação de todos os projetos apresentados e na obtenção de 90 bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), destinadas a acadêmicos dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Química, Ciências Naturais e Ciências Agrárias. Também receberam bolsas os docentes da Ueap coordenadores dos projetos (6) e os professores das escolas estaduais que aplicam o programa, como supervisores (11), totalizando 107 bolsas.

Este ano, novos projetos foram submetidos ao Pibid, obtendo não só a renovação, mas a ampliação do número de bolsas para Pedagogia e Química, e a concessão de novas bolsas ao cursos de Ciências Naturais e, pela primeira vez, aos cursos de Letras e Filosofia, resultando na efetivação de 140 bolsas do Pibid para que os acadêmicos das licenciaturas vivenciem o aprendizado de sala de aula no período de formação.

A continuidade e expansão do Pibid na Ueap também teve resultado no aumento do número de professores coordenadores e supervisores beneficiados; soma-se a isso a conquista do aumento do prazo de vigência do programa para a universidade, de um ano para quatro anos.

No primeiro concurso para docente da Ueap, não havia ainda o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos docentes, atualmente já em execução desde o mês de abril, graças à força-tarefa feita pela universidade com a colaboração dos professores efetivos e equipe de técnicos da administração superior da instituição, e à prioridade dada pelo governador Camilo Capiberibe para a sua aprovação.

Credibilidade
Hoje, a oferta de cursos de graduação diferenciados no Estado e o caráter público não são mais os únicos fatores de atração da Universidade do Estado do Amapá. As mudanças alcançadas com as conquistas conferem à instituição a credibilidade de uma formação em franco desenvolvimento, e contribuem para que esse concurso público seja um dos mais disputados dos últimos tempos.

4 comentários:

Unknown disse...

Quanto mais concursos melhor, pois haverá mais emprego para toda a sociedade Amapáense

Unknown disse...

tem muitas pessoas precisando de trabalho, e essa e uma ótima oportunidade

Unknown disse...

ótima oportunidade esses concursos publico para ter um situação financeira estável

Mateus Amaral disse...

Quanto mais concurso melhor. Acrescentem esse ebook nos seus materiais de estudo, ele me ajudou muito. Acredito que irá ajudar vocês também http://aprovacaofacil.com