quarta-feira, 14 de agosto de 2013

GT repudia violência contra os índios e pede arquivamento da PEC 215

Por Sizan Luis
Brasília, 14/08/2013 – O Grupo de Trabalho Questão das Terras Indígenas aprovou hoje, 14, quatro requerimentos da deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP).  Os requerimentos tratam de indicação ao Ministério da Justiça para a desintrusão das Terras Indígenas da etnia Jaminawá, em Boca do Acre (AM) e Sena Madureira (AC), e da etnia Apolima Arara, em Marechal Taumaturgo (AC); de Moção de Repúdio do colegiado à violência cometida contra os povos indígenas no Mato Grosso do Sul; de indicação ao Ministério da Justiça para que afaste o superintendente da Polícia Federal enquanto ocorre a investigação sobre o assassinato do índio terena Oziel Gabriel na reintegração de posse da Fazenda Buriti, no município de Sidrolândia (MS); e Moção do colegiado pelo arquivamento da PEC 215/2000. A PEC é considerada inconstitucional.

O GT também aprovou o requerimento do deputado Zequinha Marinho e da deputada Janete Capiberibe para que o Grupo de Trabalho visite as terras dos índios Awá-Guajá, no Maranhão. Do deputado Mandetta (DEM/MS) aprovou requerimento de informações ao Ministério da Justiça sobre o acordo para resolver o conflito indígena no Mato Grosso do Sul. O estado é o que mais registra violência contra os povos indígenas, segundo relatório do CIMI. Outros dois requerimentos de indicação são pela manutenção do rito de demarcação de Terras Indígenas e pelo fortalecimento da FUNAI.

O Grupo de Trabalho Questão das Terras Indígenas foi criado na Comissão de Legislação Participativa da Câmara após a ocupação do Plenário, no Abril Indígena. Seu objetivo é debater as propostas anti-indigenistas buscando solução aos conflitos com ruralistas nas demarcações de terras indígenas. É formado por 13 deputados e 10 índios.

Nenhum comentário: