segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A Ilha rebelde: Randolfe sofre derrota histórica em plenária do PSOL de Santana

Randolfe sofreu derrota acachapante em Santana

O senador Randolfe Rodrigues e seus aliados sofreram a sua primeira derrota política interna no PSOL amapaense. Diversos grupos insatisfeitos com a prática política e modelo de organização partidária adotados pelo grupo de Randolfe resolveram se organizar para disputar a direção do PSOL em Santana.

O grupo liderado por sindicalistas e militantes populares independentes derrotaram o grupo aliado a Randolfe. Entre os motivos para esta insatisfação e revolta está o fato de membros do atual diretório municipal comporem a gestão municipal do prefeito Robson Rocha (PTB). Dentre os articuladores da rebelião contra a hegemonia do Senador estão os professores Janio Elson, Francisco Paulo, Vicente, Sol e sindicalistas que são servidores do município, entre eles Antônio Mesquita.

Além disso, militantes que são próximo do professor Augusto Oliveira, vítima de perseguição política por parte da direção majoritária do PSOL, controlada por Randolfe e pelo prefeito de Macapá Clécio Luis, também apoiaram a chapa de oposição. Augusto Oliveira foi afastado do PSOL por discordar da política de aliança proposta por Randolfe nas eleições de 2010.

Outro derrotado na plenária municipal foi o presidente do Sinsepeap, Aroldo Rabelo, que chegou de supetão no espaço tentando “empurar” a base de professores e sindicalistas de Santana a apoiarem a chapa de Randolfe. Mas Rabelo não obteve sucesso e viu a base da educação repudiar a atual direção do PSOL no município.
Professor Jânio lidera rebelião contra Randolfe

A chapa “Avançar para Mudar”, encabeçada pelo professor Jânio Elson, foi eleita com 73 votos dos presentes, contra 40 votos da chapa “Unidade Popular”, do atual presidente Valdir Ribeiro, apoiado pela burocracia institucional, dentre eles a base de cargos e contratos que compõe o governo municipal Robson Rocha.

O grupo que venceu a primeira plenária municipal de Santana promete fazer oposição ao atual governo de Robson Rocha e se posicionar contra as alianças espúrias praticadas pelo PSOL do Amapá com os partidos de direita PTB, DEM, PSDB, PPS e outras legendas que apoiaram a eleição do prefeito Clécio Luis em 2012 e Randolfe Rodrigues em 2010.

Nenhum comentário: