terça-feira, 7 de maio de 2013

Clécio Luis patina e ainda não tem previsão para por fim ao caos generalizado nos Postos de Saúde de Macapá

Marcelo Cândia: Prefeito fecha posto para reforma e não consegue reabrir
A esperança da população quanto à retomada de atendimentos básicos nos Postos de Saúde de Macapá, já no início de maio deve ser em vão. Desde o início do ano, as UBS´s (Unidades Básicas de Saúde) estão fechadas ou diminuíram o período de atendimento à população, causando um verdadeiro estrangulamento do Pronto Socorro e do Pronto Atendimento Infantil (PAI). 

A expectativa era de que, passado o primeiro quadrimestre, o serviço fosse restabelecido. Mas ainda não há previsão e Clécio Luis continua jogando a responsabilidade do município em atender as demandas básicas da saúde, nas costas do Governo, fazendo valer a tese do quanto pior melhor, lembrando a negligência do seu antecessor Roberto Góes, que assim como Clécio, também abandonou as UBS´s. Clécio Luis fez pior e acabou fechando Postos que ainda funcionavam, mesmo que precariamente.
                  
O anúncio nesta terça-feira, 07, da prorrogação do Estado de Emergência na saúde, mostra que o prefeito de Macapá, Clécio Luis, não conseguiu avançar em praticamente nada no município. Isso significa que o PSOL desrespeita o pacto federativo e as prerrogativas do SUS conforme determina normas do Ministério da Saúde, apostanto na superlotação dos hospital de média e alta complexidade do Estado, já que dados afirmam que 80% dos atendimentos poderiam ser feitos nas UBS´s (baixa complexidade) porque são atendimentos básicos, tais como febre, diarréia, dores de cabeça e mal estar.
O posto Marcelo Cândia, na Zona Norte de Macapá, que funcionava antes 24 horas, está fechado para reforma. Exames de Ultrassonografia, Raio-x, o PCCU, o exame Preventivo do Colo do Útero, e exames em geral, “estão praticamente todos desativados”, denuncia a dona Maria Raimunda, moradora do bairro Jardim I.

Com a palavra o prefeito de Macapá, Clécio Luis?

Nenhum comentário: