quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Sarney, Lucas, Fran Junior e Moises Sousa

O ex-deputado estadual Lucas Barreto (PTB), candidato derrotado nas urnas pela Frente Popular em 2010 voltou à cena política. Barreto teve encontro marcado com o presidente do senado, José Sarney, de quem é fiel escudeiro e foi assessor secreto no senado federal.

O ex-presidente da AL, Lucas Barreto, foi recepcionado no aeroporto de Macapá pelo deputado Moises Sousa (PSC), logo após encontro com Sarney. A recepção calorosa começa a desenhar o jogo político e as peças do tabuleiro do xadrez a partir do novo governo.

Lucas Barreto também tem relações íntimas com o ex-presidente da AL, Fran Junior (PMDB). Os amigos foram aliados de “pacto de sangue” na época em que diversos escândalos desmoralizaram o parlamento estadual. Agora os três amigos do peito já rearticulam a volta ao poder de um grupo que outrora iniciou o desenho do projeto da falida "harmonia".

Lucas Barreto ficou fora do páreo político e dos holofotes da imprensa local logo após a derrota eleitoral de 2010. Agora ele articula nos “bastidores sujos” da AL espaços político, ou melhor, alguns cargos para manter a sua sobrevivência política e de alguns aliados.

Na verdade Lucas Barreto nunca deixou de ter influência no legislativo estadual. Antes de sair da presidência da AL fez alguns acordos fisiológicos com ex-presidente, Jorge Amanajás (PSDB.

Lucas Barreto foi pedir conselhos ao oligarca do Maranhão, José Sarney. A intenção da tríade política é articular um bloco de oposição ao governo Camilo Capiberibe. Essa rearticulação de grupos políticos ligados as elites locais tem ampla simpatia da imprensa que enriqueceu nos oito anos do governo Waldez.

O velho discurso da mudança só demonstra o que realmente os velhos defensores da harmonia querem fazer do legislativo estadual: um balcão de negócios!

Nenhum comentário: