segunda-feira, 10 de junho de 2013

'Tem dinheiro e agora tem gestão', afirmou o governador Camilo no início das obras do Hospital Geral

Nesta segunda (10), o Governo do Amapá iniciou as obras de reforma e ampliação do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL), maior referência em saúde de alta complexidade do Estado. Há quase uma década que o estado não construía nenhuma obra na área de saúde, o que pode explicar a grave situação herdada pelo atual governo no campo do atendimento de saúde. O investimento total será de 13 milhões e a empresa vencedora do certame terá dez meses para entregar o novo hospital.

Está prevista, ainda, a construção de outros dois centros cirúrgicos e UTIs com dez novos leitos. Na ampliação estão previstos laboratórios de Anatomia Patológica e Farmatológica, Residência Médica, Cozinha Industrial e Nutrição Parental – que terá capacidade para atender, além do HCAL, os hospitais da Mulher Mãe Luzia, da Criança e do Adolescente e de Emergência. Com as obras de reforma e ampliação, passará de 80 para 220 o número de leitos no HCAL.
Os recursos para a execução da obra são oriundos de emenda parlamentar da deputada Dalva Figueiredo. São R$ 13 milhões que garantem a execução do projeto e que já estavam reservados desde 2007, mas não foram liberados pelo Ministério da Saúde (MS) porque o governo da época não apresentou nenhum projeto.
Outra importante novidade do projeto foi anunciada pelo governador Camilo Capiberibe. Segundo ele, a atual Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) vai ser transformada em um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), que ofertará o serviço de radioterapia. "Atualmente, os nossos pacientes que precisam de radioterapia têm de viajar para fora do Estado. Em dez meses, isso não será mais necessário", asseverou o governador.
Camilo aproveitou para fazer um resumo de como a gestão está investindo na estrutura da saúde no Estado. "Tudo isso faz parte de um plano regional de investimentos com recursos de R$ 165 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Esse plano, além da obra do Alberto Lima, prevê UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) nas zonas Norte e Sul [de Macapá]; o Hospital Casa de Parto, que já está licitado e será construído em frente ao Super Fácil da Zona Norte [de Macapá]; o Hospital de Laranjal do Jari, cujas obras serão licitadas no próximo dia 26; bases do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que serão construídas em sete municípios; e o Hospital da Criança, que já está em construção e vai ampliar mais dois blocos e reformará os já existentes. O Hospital de Santana também será duplicado", listou.
Outra boa notícia foi dada pela secretária de Estado da Saúde, Olinda Consuelo. Ela anunciou que, nos próximos dias, deverá ser feita a terceira chamada do concurso da área. Além dela e de outros gestores do Executivo estadual, também estiveram presentes na solenidade os parlamentares da bancada federal amapaense - Evandro Milhomem, Janete Capiberibe e Fátima Pélaes; os deputados estaduais Júnior Favacho e Jaci Amanajás; além dos vereadores Alan Ramalho, Rocha do Sucatão e Neuzinha Velasco.
Além de recursos da emenda parlamentar, a obra do Alberto Lima conta com a contrapartida do Estado, através do Programa de Obras e Ações para Mudar o Amapá (PROAMAPÁ), do Governo Estadual.
Na cerimônia, autoridades e lideranças comunitárias usaram da palavra e o tom geral foi de desejar parabéns ao governador Camilo pela iniciativa, que, sintetizando as falas, seria um marco histórico na melhoria da qualidade da saúde do Estado do Amapá.
(Com informações da Agência Amapá)

Nenhum comentário: