quinta-feira, 14 de julho de 2011

Zona Sul: Reinaugurado o sistema de água do Congós

Paralisado há três anos e seis meses, o sistema volta a funcionar com quase o triplo da capacidade, passando dos 80 metros cúbicos anteriores para 230 metros cúbicos de água por dia.

Moradores dos bairros Congós, Muca, Burutizal, Novo Buritizal, Nova Esperança e dos conjuntos habitacionais Laurindo Banha e Ego terão água de qualidade 24 horas a partir desta quinta-feira, 14. Com pouco mais de seis meses de gestão, o governador Camilo Capiberibe entrega, às 9h, à população, o Sistema Isolado de Água do bairro Congós.

Paralisado há três anos e seis meses, o sistema volta a funcionar com quase o triplo da capacidade, passando dos 80 metros cúbicos anteriores para 230 metros cúbicos de água por dia. As obras de reforma e ampliação do sistema foram realizadas com recursos do próprio Estado, através da Secretaria de Estado da Infra-Estrutura (Seinf).

Desde janeiro, a Seinf, juntamente com a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), intensificou o andamento das obras, onde o governo investiu R$ 848.944,80.

Além da reforma de toda a estrutura física do sistema, foi realizada a recuperação dos filtros e a troca das bombas por quatro bombas novas de 40cv cada. Também foi feita a troca da bomba que funciona no poço por uma nova, com capacidade de 230 metros cúbicos.

O sistema deixou de funcionar em 2007. Desde então, a população vinha sofrendo com a falta de água nas torneiras. Mesmo com a atuação da Justiça Federal tentando pressionar o governo passado no sentido de solucionar o problema, a obra não avançava. Tão logo assumiu a Caesa, o presidente Ruy Smith, juntamente com o secretário da Seinf, Joel Banha, priorizaram a conclusão da reforma.

Nos últimos dias, a Caesa vinha trabalhando na contenção dos vazamentos que surgiram a partir das ligações clandestinas. O objetivo é reduzir o desperdício e fazer que a água chegue a todas as residências. De acordo com dados do último censo do IBGE, cerca de 80 mil amapaenses poderão ser beneficiados com a reativação do sistema. Somente no bairro Buritizal residem 25.651 pessoas, seguido dos bairros Novo Buritizal (23.975), Congós (18.636) e Nova Esperança (4.568).

Domiciano Gomes/Caesa

Nenhum comentário: