A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) lançará, na segunda-feira, 11, às 9h, no auditório da própria secretaria, o projeto Planta Jovem. A finalidade é tornar os jovens protagonistas do desenvolvimento rural, focado nas vocações locais.
Os jovens rurais passarão a conhecer inovações inerentes às suas atividades e perceber a sua importância no processo produtivo. O Planta Jovem utilizará ferramentas disponíveis no âmbito governamental, cujo acesso já está sendo viabilizado pela SDR, que concebeu o projeto e segue na articulação e arregimentação de parceiros para, em conjunto, exercitar as ações elementares e complementares, fazendo com que o público alvo seja atendido pelo maior número possível de instituições afins aos objetivos do projeto.
Capacitação e público alvo
O Planta Jovem já começa com destaque para o aspecto formativo. A capacitação em torno do acesso ao crédito, da agricultura orgânica, do empreendedorismo rural, do associativismo, entre outros, é fundamental para garantir a implementação e o sucesso de ações futuras e/ou complementares.
O lançamento consta de aula inaugural do curso sobre o Pronaf Jovem - linha de crédito do Programa Nacional de Apoio a Agricultura Familiar. Inicialmente, o projeto capacitará 50 jovens das regiões rurais dos municípios de Macapá e Santana. O curso terá duração de 120 horas e será ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Considera-se tal iniciativa como um projeto piloto, devendo ser expandido para outros municípios do Estado, de forma que já existe a ideia de compor a próxima turma em dezembro, aproveitando o intervalo das aulas escolares.
A gerente do Núcleo de Organização Rural da SDR, Leidiane Santos, aponta que um dos maiores desafios do projeto é introduzir os conceitos da agroecologia, que é o diferencial do produto dos jovens contemplados. Em função disso, aposta na produção rural juvenil como um fator agregador de valores tanto no mercado quanto como atrativo para as demais políticas públicas afins.
Além da SDR, o projeto Planta Jovem congrega a Secretaria Extraordinária de Políticas para Juventude (Sejuv), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), o Banco da Amazônia (Basa), a Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Amapá (Fetagrap), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), associações dos produtores das comunidades contempladas pelo projeto, entre outros potenciais parceiros.
“O projeto Planta Jovem tem uma amplitude com contornos de uma política de Estado, uma vez que envolve vários segmentos governamentais e não governamentais. Está contemplado dentro do que prevê o Plano de Governo do Estado, em vários eixos de desenvolvimento. Enfim, é um dos caminhos para que o Amapá alcance a sustentabilidade no campo”, definiu o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Zé Roberto.
Dalvaci Dias/SDR
Assessora de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Comunicação Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário