quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Dívida da prefeitura com a CEA na gestão Robson Rocha passa de 500 mil

Prédio da Prefeitura de Santana ficou no escuro por falta de pagamento
Por Heverson Castro
Mesmo com orçamento recorde de 200 milhões no ano de 2014, de acordo com a Lei Orçamentária Anual (LOA), aprovada pela Câmara de Vereadores e dinheiro em caixa, na segunda-feira, 01, a energia elétrica da Prefeitura Municipal de Santana (PMS) foi cortada por falta de pagamento de uma dívida de R$ 522.191,08.

O débito da PMS referentes aos meses de julho e agosto de 2014 com a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) não foram quitados pelo prefeito Robson Rocha. Os débitos da gestão passada do ex-prefeito Antônio Nogueira (PT) estão sendo negociados com a estatal conforme informou o presidente.

O calote na CEA é de total responsabilidade do prefeito Robson Rocha, que vem alegando dificuldades financeiras pra honrar pagamentos da prefeitura. A informação é de que já existe uma crise por falta de equilíbrio financeiro, gestão e irresponsabilidade do atual gestor.

Segundo informações de assessores do prefeito, a crise financeira vivenciada pela gestão Robson Rocha se deve a queda de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a queda de repasses de ICMS por parte do Governo do Amapá.
Robson Rocha deixou de pagar a CEA mesmo com arrecadação em alta
Mas as informações não batem com as denúncias que chegam a reportagem dão conta que Robson Rocha teria inchado a folha de pagamento com contratos administrativos e cargos comissionados com o objetivo de servirem de cabos eleitorais para os candidatos apoiados pelo prefeito.

Na eleição deste ano Robson Rocha apoiou a reeleição de sua irmã, a deputada estadual Mira Rocha (PTB), investigada pelo MPF por compra de votos. Além de ser principal cabo eleitoral do deputado federal eleito Marcos Reategui (PSC), denunciado recentemente pelo MPE por suposta participação em esquema de pagamento de precatórios na gestão passada de Waldez Góes, também eleito novamente governador com apoio do prefeito.

Parece que a dívida da prefeitura com a CEA é apenas a ponta do iceberg de uma crise ocasionada por irresponsabilidade do prefeito Robson Rocha. Ao que tudo indica o pior está por vir, já que já existem servidores municipais com atraso salarial e fornecedores reclamando da falta de pagamento por serviços prestados ao município.

Nenhum comentário: