terça-feira, 14 de julho de 2015

Senador Randolfe some de votação do PL que revisa a Lei da Anistia


Randolfe desapareceu da sessão que votou PL revisão da Lei da Anistia de sua autoria
O Projeto de Lei do Senado (PLS), de autoria do senador Randolfe Rodrigues (PSOL/AP), que pretende revisar a Lei da Anistia, foi votado na semana passada na Comissão de Relações Exteriores do Senado da República (CRE), e, estranhamente, o autor da matéria não compareceu à votação, que teve parecer desfavorável.

A assessoria do senador do PSOL informou que no momento em que acontecia a votação, o parlamentar cumpria agenda no Ministério da Fazenda. Sem a presença de Randolfe, o senador Aluísio Nunes (PSDB/SP) trabalhou livremente para a obtenção do resultado negativo.

A Lei da Anistia, que é de 1979, foi aprovada, não como um resultado da campanha por anistia ampla geral e irrestrita, mas como uma imposição do regime militar, que queria garantir a anistia para os seus agentes que cometeram crimes durante a ditadura.

A proposta de mudança patrocinada pela Anistia Internacional tornaria sem efeito a anistia no que se refere a crimes cometidos pelos agentes da repressão. Embora o STF já tenha se manifestado pela manutenção da Lei, entidades de direitos humanos ainda lutam pela sua revisão. Elas alegam que o crime de tortura é imprescindível, conforme tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário.      

O projeto segue para Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O Governo Federal se manifestou contrário ao projeto conforme se manifestou a própria presidente Dilma Roussef (PT).

Nenhum comentário: